sexta-feira, 29 de agosto de 2008

História Viva - Baco


Mais uma das revistas saiu: Baco.

Comprei e já li uma boa parte. E preciso dizer: recomendo.

Esta edição foi escrita por Luís Krausz, mestre em letras clássicas e jornalista.

A revista explora a vinda de Dioniso, ou Baco, que em grego é vinha, de terras estrangeiras e assim, de cultos muito mais antigos que o dos olimpianos, e como seu culto de selvagem, acaba se tornando uma parte importante do calendário grego.

A loucura... o êxtase... o vinho... a calma... a calamidade... o espírito do Deus e sua possessão. Estar entheos.

Estes e outros assuntos são cobertos. Vale a pena para ir mais a fundo no deus que muita gente só conhece pelo vinho... mas que é muito, muito mais.

Para comprar online, clique aqui.

A próxima edição é sobre Atena.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Layout de primavera


Novo layout, com roxo, lilás, rosa e lavanda, para celebrar o primeiro sopro da Primavera.

A idéia é que, a cada estação, tenhamos uma mudança dessas. Assim ficamos sempre no clima, e sempre com uma cara nova para nossos leitores.

Aliás, aproveitando a deixa, hoje tivemos 66 visitas! Isso nos deixa muito felizes, porque não deixa de ser um reconhecimento para o pouquinho que tentamos fazer neste nosso canto da internet.

Um muito obrigada para todos os nosso leitores e uma feliz primavera - ou outono, para os amigos do Hemisfério Norte - para todo mundo!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

50 Views

And many from abroad!

I am writing this special post in English to give a special thanks to all the visitors from all over the world! Of course, all over Brasil, too... But I do have to say I've felt surprised to see so many far way dots in our map...

USA, Sweden, Spain, Germany, Argentina, Italy... and many others!!

Thank you very much for being with us for a while... and if you would like to comment, please do! We handle English pretty well! lol
As a matter of fact, we've been wondering... are you guys from other countries been able to translate the entries of the blog into your languages? We are thinking about getting a translation tool to the blog.

Pietra, Inês and Sarah

domingo, 24 de agosto de 2008

Aprendendo com os bichinhos do mundo

Faz algum tempo que os animais vem vindo me ensinar coisas da vida.

Da aranha e sua organização de trabalho, concentração e bem fazer, a ema e a Ordem do Universo.


E isso veio me despertando coisas novas... Eu não sou xamã, e fiz pouco em relação a isso... mas fiz alguns estudos.


Aprender sobre si vem sim com os arcanos do tarot... aprender sobre si vem com os planetas da astrologia...


Ai, que delícia que é se saber com asas...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Evento: 10 Anos de Bruxaria no Brasil

Fui honrosamente convidada a fazer parte deste evento. E com ele, algumas considerações minhas...

Não posso negar que, de cara, eu pensei... 10 anos? Eu mesma pratico mais que isso e tem gente que muito mais ainda, como meu namorado, por exemplo. E foi quando no convite eu entendi. A questão é muito mais emblemática do que literal.


Trata-se de uma celebração ao primeiro encontro de Bruxaria que, em 1998, quis juntar diferentes praticantes para pensar a Bruxaria e sua parte no mundo. E muitas destas pessoas vão estar juntas de novo, agora em 2008 e convidando inclusive gente que não estava, como eu!


Vou estar lá. E vou falar sobre as diferentes visões da Bruxaria Italiana e sem medo de ser feliz, ir de Stregheria à Benedicária, para que as pessoas saibam que as coisas vão além de uma visão... somos mts. Mts práticas, mts pensamentos, mts deuses, mts celebraçãoes.


E, de tudo, independentemente de encontramos visões diferentes da minha, inclusive no assunto do Dia do Orgulho Pagão, que é parte desta celebração e não é a minha praia, o importante é estarmos juntos. E nos juntarmos pelas semelhanças...


É o que é o Tribos de Gaia... é o que 3 streghe diferentes querem com este blog.


É uma chance de juntar e aprender, como na Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba ou na Cirandda da Lua... Vamos lá?


As inscrições são gratuitas e no credenciamento há a doação de um kilo de alimento não-perecível.


Muita gente interessante vai estar por lá: Claudio Crow, Tânia Gori, Helenah Friggah Leão, Heloisa Galvez... e tanta gente!


O evento é dia 18 de outubro de 2008.
O site oficial do evento é www.10anosdebruxaria.k6.com.br

Muitas visitas!

Hoje eu me impressionei com a quantidade de visitas no blog: 47! Ok, pode parecer pouco comparado com outros sites... mas para um blog que trata de uma vertente no nosso micro universo virtual neopagão, é bastante!

Não é uma vitória, mas é um reconhecimento e uma alegria ter tantos visitantes!

domingo, 17 de agosto de 2008

Algumas simpatias e superstições folclóricas



Dia 22 de agosto é Dia do Folclore.
Então peguei umas simpatias curiosas de um livro que lemos para as crianças semana passada.



As fotos deste post estão no Flickr, para quem quiser ver melhor.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dica - especial da História Viva

A revista História Viva lançou três edições especiais sobre mitologia: Zeus, Apolo e Afrodite. Está no prelo o quarto volume, sobre Baco. Estamos na torcida para que a editora lance uma para cada olimpiano. A média de preço de cada uma é R$14,00, e podem ser comprados pelo site da editora Duetto.

Ainda não li a edição sobre Afrodite, mas ficam aqui meus comentários sobre as duas primeiras:



A edição sobre Zeus vai bem até a parte em que Hera entra na jogada. Infelizmente, os editores optaram por deixar a visão de "mulher traída" que a maioria das pessoas tem dela, em vez de dar uma abordagem diferente do mito e mostrar que essa visão cristã e moralista não se aplica em alguns casos. Mas, no resto, a revista é muito boa. Além das lindas imagens, o historiador responsável pelo texto dá uma ótima visão da função de Zeus como o deus que organiza o mundo e comanda a família divina. Traz, também, contextualizações históricas e um resumo dos mitos envolvendo as amantes mais famosas do Pater.


Na versão sobre o Apolo o deslize vem na hora de classificá-lo como "o ciumento deus da música", mas no restante é muito bem feita. Aqui tiveram a ousadia de colocar alguns epítetos, as qualidades do deus que quase ninguém aborda. As imagens não ficam atrás da edição anterior. Um outro ponto forte é a abordagem sobre o mito de nascimento do deus, com várias imagens de sua mãe, Leto, uma deusa quase sempre deixada de lado pela maioria das fontes sobre mitologia.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Meu Pseudo


Eu não tenho BOS. Tenho pseudo-livro das sombras, termo inventado pela Sarah Filhote de Lua e que se encaixa perfeitamente ao meu caderno. Ele tem registros, fotos, recortes de jornal, revistas, textos meus escritos a mão, textos meus escritos no blog, textos da internet, estudos de tarot, trechos de livro...

O que estou usando começou em 2006 é o quarto. Antes, eu tive um caderninho pequeno, lá no começo da jornada em 2001 e que durou muito pouco. Depois tive um espiral encapado de preto com o nome que eu usava num coven que não deu muito certo. Desse eu peguei bode mesmo.

De longe, o mais legal dos livros antigos é um caderno de capa vermelha, decorado com flores, que registrou todo o meu caminho de descoberta da stregoneria. O pretinho que uso hoje mostra uma trajetória de evolução no conhecimento e culto às divindades greco-romanas. É um espelho de como a minha vida mudou no último ano - especialmente - e como continuará mudando nos próximos meses, pelo jeito.

Aliás, acho que o livro das sombras é isso mesmo: um espelho da jornada. É interessante pegar os antigos e ver o quanto o caminho anda. Mesmo que você tenha vergonha do que escreveu lá no começo - eu tenho! -, vale pelo momento de introspecção e reflexão.

A primeira foto mostra a página de abertura, em que eu escrevi a letra de "Samhain's Night", da Loreenna Mckennit, que fala de encontrar seu caminho e seus semelhantes. A segunda, o registro do meu calendário de celebrações que ainda está incompleto - decorado com uma cabeça de pater Marte.


Para ver mais fotos, clique aqui!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Prometália, Vestália, Festa do Fogo

Meio de inverno... o que mais queremos?

Fogo para manter aquecidas e protegidas. E o que é mais interessante? Homenagear o fogo em meio à nossa estiagem... Quem sabe ele se agrade e não nos seque completamente.

Eu tenho uma impressão meio dúbia do inverno... pq eu detesto frio... me dói nos ossos. Mas assim eu quero e mt o aconchego do fogo e quero o braço amado dos meus Ancestrais perto de mim. E isso me acaricia e me deixa feliz... eu quero o calor do inverno. E isso se dá quando nos entregamos em nossa devoção aos Deuses, à família... às famílias...

E, no começo de agosto, quando ainda o inverno tem, mais ou menos, 45 dias, recebemos com todo amor o Fogo de Prometeu. Garantimos nossa sobrevivência pelo fogão, pela fogueira, pelo lararium... Garantimos que nossas famílias continuem sendo protegidas e crescendo.

Nos unimos em torno do rams de erva-doce em chamas e rezamos: Obrigada, Prometeu! Nós agradecemos o presente, pois nele vemos um pedacinho dos Deuses do Fogo!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Tarde de Palestras, Ritos Lunares

Mais uma vez, tive a graça de estar junto com outras pessoas para falar sobre práticas. E, em agosto, o foco foi a lua. Linda roda de prata do céu... pastora de estrelas...

Selene gloriosa!

O gostoso de tudo isso foi ter a chance de iniciar a minha fala como uma pequena abertura da tarde, e assim, além de me reportar um tanto junto a todas as lunações, pude dar tb um panorama das deidades lunares e seus entendimentos, tanto na Grécia quanto em Roma... e como é bonito perceber que algumas deidades se tornam totalmente diferentes, como Diana o é de Ártemis (que foi meu foco de lua nova) e outras são as mesmas, como Luna e Selene, o corpo lunar.

Minha linha de pensamento foi que, conhecendo bem Ártemis podemos ter uma idéia mt legal de como trabalhar a lua nova... Da alegria de Ártemis, a jovem até suas máscaras que escondem um tanto do mistério, mas que nos deixa atentos durante todo o mês, pois a vemos desenvolvendo-se no céu.

Lua nova é momento de sorrir. De brincar... de fazer os recortes do que queremos num âmbito maior e investir.

Falamos tb um tanto sobre o arcano 18 e como alguns têm sim medo da Lua no tarot... e que isso é parte Dela, do seu ser... nem todos entendem a Lua... e nem sempre suas deidades são as mais simples, mas com certeza, muito profundas... que nos dão parte da profundadidade que este arcano tem... e aí fazemos nossa escolha de enveredar os mistérios andando na noite, ou de dormir e de sonhar como Edymion.

Por fim, na lua nova tiramos nossos arcanos guia para conhecer nosso caminho e nossa postura no mês... e como é bonito ver uma história se desenrolando a medida que a lua se mostra mais... e menos.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Fogo que transforma


Mais um post da minha série sobre deuses do Fogo.

Hefesto é considerado um deus feio. Ninguém liga muito para ele. Os motivos dados são que ele é coxo e foi passado para trás pela linda Afrodite algumas vezes.

A maioria das pessoas o vê com os olhos da Beleza. Uma pena... Ele tem tanto para nos ensinar!

O que seria de nós sem trabalho? Não só porque precisamos pagar nossas contas no fim do mês, mas porque tudo que temos, que precisamos, que compramos e que usamos tem um trabalhador em um ou em vários lugares nos proporcionando isso. Hefesto é trabalho, é oficina, é manufatura. Ele forja os raios de Zeus, as armaduras de Ares e de Atenah. O que seria do guerreiro sem seu elmo de bronze?

Hefesto é fogo. É vulcão. Penso em seu correspondente romano, Vulcano, que destruiu Pompéia, mas mesmo assim conservou as casas e os corpos. Ele não destruiu, na verdade: transformou. Assim como transforma o ferro bruto em objetos úteis. Graças à sua força, podemos hoje conhecer um pouco mais da vida daquele povo. Acho tão significativo e tão bonito, o deus dos artesãos conversar para nós algo que ele mesmo destruiu.

Nessa época de fogo, junto ao calor morno e aconchegante de Vesta, vem o fogo quente e pulsante de Vulcano.

Para quem quiser ler os mitos de Hefesto, há material no Grecia Antiga.org e o eterno Theoi Project.

Imagem do
Art of The Empath