segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Papai Noel me trouxe...


meu Mythic Oracle!

Eu vinha namorando essas cartas há algum tempo e hoje, depois de 6 dias úteis, ele chegou. Não preciso dizer que quase tive um treco... bom, tá bom, eu tive um treco. É um conjunto muito bonito.

Trata-se de 45 cartas, divididas em: Titans, Olympians, Magical Beings e Heroes. 

E com esse baralho, a autora Carissa Mellado faz uma proposta de estudo e tiradas para as passagens que temos na vida. Claro que tem a tradicional tirada do dia e faz vc pensar no tema do dia, pois cada carta tem uma palavra-chave. Mas tem também tiradas como do Herói ou dos Ciclos.

O que eu gostei, de tudo, aliás, minha coisa com o baralho são as ilustrações. Lindas e absolutas. Dá pra ver todas na página da artista, a Michelle-lee Phelan. Que tem outros trabalhos na mesma editora e no blog dela encontramos imagens realmente inspiradoras.

Sinceramente, nem tinha pensado em usar a coisa como oráculo, mas como uma ligação imagética com os Deuses. 

O que me coloca pensando é um pouco das mensagens e mesmo dos mitos. Eu ainda não li tudo, mas do que eu li, vi que, segundo a autora, Afrodite é filha de Cronos, que foi castrado por Zeus. Ou seja, não é uma obra para vc aprender mitos, mas para olhar para eles. 

Mas, para quem conhece bem os mitos, a iconografia é bonita... Digo que é uma das minhas favoritas.

As tiradas podem ser usadas com o tarot, e acho que assim, ficam bem mais ricas. 

Então, se vc gostou, pode comprar direto da editora, a Blue Angel Publishing, da Austrália. O precinho é bem camarada e a entrega é rápida. 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Primeiras impressões com o Vertigo Tarot

Sexta feira chegou nas minhas mãos meu tarot vertigo. Ontem, quando um querido amigo me ligou pedindo para eu ler as cartas para ele, não pensei duas vezes sobre qual baralho eu ia usar. Ainda que eu tenha já firmado que não vou ficar usando ele para tudo, dessa vez achei que valia a pena. Pela pessoa que é, e um pouco pela vontade de experimentar como seria o trato com essas cartas – tão desejadas (foram dez anos desejando esse baralho...).


Conversamos, sentamos, e eu peguei o baralho. E ai, ele fez a pergunta que estava latejando na cabeça dele, e eu resolvi usar só os maiores dessa primeira vez, pq ainda me sinto insegura com os menores (e me sinto insegura de ler para os outros, assumo – é uma responsabilidade e tanto).

Acho que eu nunca interpretei um jogo tão bem na vida, com tanta facilidade, fluidez. Era como se o baralho falasse comigo. Era como se eu só tivesse que abrir a boca e as coisas fossem sendo ditas. Era tudo tão claro, tão fluido, e ele ia perguntando e eu ia respondendo, e o baralho parecia mostrar tudo tãããão claramente que eu fiquei bege.

Ele fez um outro questionamento, mais pessoal, e ai danou-se de vez. Porque eu olhava as cartas e era como se eu conseguisse entender muito mais profundamente que só o significado do arcano... mas o motivo pelo qual era aquele arcano, o que ele representava de uma maneira muito mais fumada e arquetípica dentro do contexto particular da conversa que a gente tinha (sobre a espiritualidade dele).

De repente, eu estava divagando com ele sobre o significado daquilo e sobre como aquilo refletia as coisas, e cara, foi muito, muito legal. Toda a insegurança que eu sinto lendo para os outros não estava lá. Era natural estar falando aquilo, transmitindo aquela mensagem, colocando as coisas para ele.

Meu baralho além de lindo, é muito especial de ler.


Postei algo semelhante a este texto no meu blog pessoal, e isso gerou uma conversa muito bacana sobre como encontramos nossos rumos com o oráculo, e em como a entrega que certos baralhos que são, por algum motivo, “especiais” gera torna a leitura muito mais profunda e envolvente. Como é importante esse deixar fluir – e como isso se dá, profundamente, quando existe entrega – quando nos deixamos levar pelo que estamos fazendo e pela maneira certa de encarar o oráculo.


É fácil pensar em Apolo quando se pensa em oráculo – e esse é um jeito de se encarar a coisa. Mas existem outros – para mim, ainda mais usando um baralho como esse – é Dionisio Mantis, o Vidente, quem comanda a festa. Assim como em Delfos, Phoebe, Gaia, Thêmis, Dionisio, todos tinham um papel. E Zeus tinha um oráculo em Dodona. E isso é só um pedacinho... dentro de um contexto helenista que é o meu... mas poderia olhar ainda maior... sobre a multiplicidade que o oráculo pode ter, e que vai tão além da obviedade... e se ficamos só naquilo que é esperado, não vamos tão longe quanto podemos ir.

E eu agradeço, a meu Pai e Amado, por permitir que eu encontrasse meu rumo com o oráculo.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Verão!

Começou o Verão.
E preciso dizer, a minha estação favorita.

O Verão tem um cheiro diferente, um quê de resoluções, um convite ao descanço, toda a luz do dia, muito riso e muita alegria.

No Verão, a semente se fortifica e cresce... o verde fica mais verde!

Então, a todos, a alegria do cortejo de Dionísio... toda a Luz dos solares... e muita paz!

Cartas que pulam


Minha lunação foi pensativa, se é que dá para dizer isso. Eu estive com duas cartas de espadas no meu caminho, que me deixaram mais cautelosa sobre determinados aspectos. E muito preocupada a respeito de onde tantas espadas cairiam.


Estudei um tanto.


Recebi um bom conselho da Inês... que me valeu para pensar o meu andar sobre algumas questões que estavam drenando minha energia.


E, quase no fim da lunação, quando as coisas estavam prontas para ser balançadas, eu fiquei numa angustia tremenda de como algumas coisas se desenrolariam. Então, conversando com uma amiga, que não tem nada de bruxa, bruxaria ou tarot, mas que gosta das cartas, sobre acontecimentos do colégio e a coisa toda, o três de espadas pula do meio do baralho. Sabe quando vc está conversando, segurando o baralho, meio que conversando, meio que embaralhando?


Foi assim mesmo. E tudo que eu pensei foi: era isso??????


Quer dizer, todos os apertos e discussões e opiniões dadas, de verdade, na semana de planejamento foram o 3 de espadas... a tensão que se deu pelo bem de fazer as coisas acontecerem.


Foi uma experiência muito interessante. Essas confirmações são cheias de graça!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Encontro de Bruxos Fluminenses, dez'08


Mais algumas das minhas aventuras no Rio.


Eu fui ver meus amigos fluminenses... mas a desculpa que eu dei foi dar uma palestra no Encontro de Bruxos Fluminenses. Esse encontro é organizado pela minha amiga Luna que, todo mês, leva diferentes pessoas para falar de suas vivências, experiências, conhecimentos e afins no meio pagão. Mas, no meu caso, eu preciso dizer: foi muito mais!!


O último encontro do ano teria 3 convidados: eu, o Mikka e sua família, um povo cigano incrível, da antiga comunidade Bruxaria Italiana, e o Alex Figueiredo, do Colégio Druídico do Brasil.


A chuva, porém, acabou afastando a maioria das pessoas, inclusive o colega Alex. Então, numa tarde de chuva em Niterói, nos sentamos no coreto, em 7 amigos, uns novos outros bem conhecidos, e conversamos. Falamos sobre o que conhecemos. E, por mim, eu preciso dizer: aprendi uma barbaridade.


Falamos de responsabilidade ao abrir um oráculo; de boa cozinha para os Deuses e como nossa dedicação vai muito além de fazer o ritual, mas das noites que limpamos nossa casa, que nos preparamos, que varremos, limpamos, abrimos e fechamos e colocamos a vontade da festividade, da celebração em nossos corações. Da preparação do cardápio ao passar da toalha da mesa.


Aprendi um montão sobre frutas na magia cigana, mas o que mais me marcou foi que "abacaxi é um abacaxi". Espinhos, muitos espinhos... não é bom colocar na mesa.


Por fim, aprendi que boa-vontade com o mundo que nos cerca fazemos bons amigos, e nem vemos os narizinhos tortos a nossa volta.


Foi um encontro maravilhoso. Perfeito para fechar o ano.


E para quem quiser saber mais, visite: http://encontrodebruxos.multiply.com/

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Deuses no Rio de Janeiro

Deméter



Ártemis
Cupido...

Um passeio de uma tarde... um encontro mais lindo que o outro! 

Pietra, apaixonada!







terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Novo episódio do podcast


Nesta quinzena: O significado da bruxa na Itália.

Foi o tópico da palestra da última tarde de palestras de 2008 no Viver Alternativo.

Gravado em 2 partes, esse episódio fala um pouco sobre processos históricos que levaram à construção da visão de bruxa como um ser maligno.

A conclusão e a interação da audiência chega no próximo capítulo!

Para ouvir, baixar e assinar: http://web.mac.com/dichiaroluna

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Melhores momentos da Lista - Ervas

Continuando a série que a Pietra começou, dos melhores momentos da nossa lista do Yahoo, coloco aqui uma mensagem muito legal enviada pela nossa querida Trio Cesarini, sobre a regência astrológica certa para tratar alguns tipos de planta.

Ela retirou de um exemplar da revista Cláudia.

"Quando a lua está em:

Peixes, Câncer e Escorpião: estimula a atividade da planta na área das folhas. É um período propício ao plantio de várias espécies de folhagens, como samambaias, avencas, esplênio, chifre-de-veado, renda-portuguesa, antúrio, cheflera, dracena. Nas hortas, alface, couve, espinafre e agrião.

Carneiro, Leão e Sagitário: beneficia o desenvolvimento dos frutos e das sementes, favorecendo, no jardim, as flores propagadas por sementes. É uma época adequada para flores como prímula, crisântemo, cinerária, gerânio, jasmim-rosado, camélia. No plantio em hortas, é ideal para tomate, abobrinha, pepino, morango.

Touro, Virgem e Capricórnio: favorece o desenvolvimento das raízes, tubérculos, bulbos e.caules subterrâneos. Para florir no seu jardim às espécies são lírios, jacintos, angélicas, gloxínias, ciclâmico (tubérculos); agapanto, copo-de-leite, cana-índica (rizomas). Na horta: cebola (bulbo), batata, batata-doce, mandioquinha (tubérculo), cenoura, mandioca (raiz).

Gêmeos, Balança e Aquário: propicia o florescimento de seu jardim como nunca, pois é tempo de floração. Isto vale também para as flores que perfumam e as plantas odoríferas. No jardim, rosa, jasmim, jasmim-de-cera, gardênia, gerânio-perfumado, cacho-de-estrelas, dama da noite .Na horta, hortelã, tomilho, manjericão, manjerona, orégão, salsa, alecrim, sálvia.
Apesar das diferenças, existe um ponto em comum entre os vários grupos de constelações, cada um deles está relacionado, por tradições milenares, aos quatro elementos primordiais, terra, fogo, ar e água.

Coincidentemente, as três constelações que favorecem as raízes são associadas ao elemento terra; as que são benéficas ao caule e às folhas, ligados à circulação da seiva, pertencem ao elemento água; as constelações que favorecem as flores são relacionadas ao ar ou à luz; e os frutos e sementes ao fogo ou calor."