quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Limpeza final

Fim de ano... quase de saída para passear um pouco... E ainda assim, uma meia dúzia de coisa rolando.
Então decidi: fiz mais uma limpeza com velas e fogo em casa...
Limpando e protegendo.
Merecemos paz.
E uma boa entrada de ano!
Espero que todos fiquem bem e que o ano de 2011 tenham paz e alegrias em suas casas. E que todos estejam guardados e protegidos.

Imagem: http://paolcia.deviantart.com/

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bruxaria de cozinha

Não sou especialista em cozinha. Mas quando vi essa blogagem coletiva eu tinha que falar a respeito aqui no Stregueria Prática.

Minha cozinha é uma cozinha bem bruxa. É nela que está o altar para os Lare, para os ancestrais e para os espíritos da casa.

É ali que aplacamos o humor quando alguém do Belo Povo decide que nossa casa é um parque de diversões, ou por algum motivo chega indignado azedando nosso leite, é ali que acendemos velas e incenso quando dos aniversários e das mortes. É ali que ficam nossas alianças.

Ao lado do meu fogão, há uma oração para Héstia. Para lembrar que a cozinha é o coração da casa, mesmo quando ela é, como a minha, um corredor de meio metro de largura.

Quando corro o pano sobre o balcão para deixar brilhante o granito, penso em como é urgente um forno para cumprir com a natureza dessa pedra que pede que sovemos a massa sobre ela.

Em cima do forno de microondas, temos pacotes e pacotes de chá de todos os tipos. Assim, são remediadas cólicas, ressacas, dores de estômago, tudo o que nosso povo precisar. Embaixo do balcão de pedra e tijolos, secamos ervas. Poejo, hortelã, ervas de tempero e remédio, e também guiné e arruda para banhos e defumações. 

Atrás da geladeira, temos uma penca de pimentas. Agora, no começo do ano, vou queimar na fogueira as pimentas velhas e colocar um novo fio vermelho atravessado de malaguetas frescas, que durante o ano vão secando e eu vou usando quando é preciso uma defesa.

Sobre a pedra fria do balcão, preparo pequenos feitiços e bebo com meus amigos. Mais que tudo, preparo sangria, fazendo a magia de transformar mel, vinho e laranjas em risadas. Faço magia e enredo encantos enquanto misturo limão e mel, e diluo lento no vinho.

Sobre a geladeira, um gremlim faz as vezes de pinguim de geladeira, e um dragão azul a seu lado guarda a cozinha com seus olhos brilhantes e suas asas abertas.

Ao lado da despensa, descansa a forma serpentina da imagem do Agatho Daemon. E observam nossas vidas Coiote, Lobo e Beija Flor, relembrando que esta cozinha não é minha, é nossa.

Fervo água para por na bolsa de água quente para o gato doente, queimo sal na boca do fogão quando meu filho tem febre. Quando cai um garfo no chão, repito "Vai vir um homem, que venha para o bem, se for para o mal, que fique onde está." (e o mesmo para uma mulher quando cai uma colher). Guardo anil junto com a resina de incenso e preparo sopa para os amigos na madrugada.

Rezo a panela de pipoca para que ela estoure mais. Repetimos o nome de três fofoqueiros, batendo os dedos na tampa da panela. O saci se distrai ouvindo as fofocas e não tem tempo de fazer com que o milho vire piruá.

E é assim que as pessoas vão se ajeitando em volta, ficando por aqui, e como em noites de chuva e madrugadas tristes, eles sabem que ao pé dessa cozinha, todos encontrarão abrigo, e como em noite de riso e dias de sol, eles sabem que encontrarão paz e risadas.

Uma cozinha bruxa. Que se constrói ainda, que ainda é inexperiente e bagunçada, e que um dia ainda será muito melhor.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal, Strega Nona!


De um livro do autor norte-americano Tomie de Paola, Merry Christmas Strega Nona é um livro doce para crianças e adultos que, acima de tudo, acreditam em magia e em tradições de muito tempo.

Hoje, eu vou me sentar com a minha família para comer um lanche... Não fazemos grandes coisas, mas nos reunimos como em aniversários, por exemplo. Esse ano aliás, nos reunimos mais do que o normal... aniversário meu e da minha irmã; o velório da minha avó; festa junina na casa da minha sogra; as minhas bodas... e agora, o Natal dos meus pais e o solstício de Verão, meu e do Marcos.

Festas são assim... alguns têm uns motivos, outros, outros motivos... mas o que vale é estarmos juntos. E bem. Não adianta nada juntar as pessoas para resmungar, reclamar e brigar. Assim, sendo... tudo que temos é dar uma relembrada no manjar branco da Dilinda e na caipirinha que o vovô Pedrão fazia... rezar por eles e com eles... Saber que um dia tb vamos ser ancestrais e louvar nossos Deuses: é verão, Zeus canta no céu e nos ilumina com seus raios... Apollo que já voltou de Hiperbóreas, traz seu brilho todas as manhãs. Assim que é... cada dia, independentemente do nome, tem de ser sagrado!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lua cheia, solstício e eclipse


Ufa! Esse dia 21 vai ser cheio de coisas muito especiais.


O ápice do verão chega, e com ele, aproveitamos o Sol, a Saturnália... a coisa muito gostosa de curtir-se e curtir as pessoas em volta. É momento de alegria, de celebração e da espera do que será novo, maduro: é um momento de promessa e de fruição do que trabalhamos bastante durante o ano para ter.


A lua cheia se cumpre toda luminosidade, mostrando caminhos que não poderíamos não enxergar antes. Nossos ancestrais olham para nós de suas mansões e nos sentimos tomadas de amor e de poderes. Mágicos =) Além de ser um momento, para esta strega, de renovação, de estudo oracular.


E o eclipse? Quando parte da lua se guarda na sombra da Terra... quando a titânide Selene mergulha no manto da protogenoi Gaia... Talvez seja quando Selene desce mais perto de Endimion e se deita ao seu lado, se permitindo sonhar junto com ele. Lua de máscara, Ártemis brincando com suas ninfas, não mostrando seu rosto como uma deusa.


Talvez essa junção toda de lua mascarada com solstício de Verão que nos traga a fazer coisas que estão somente em nossos sonhos, em nosso inconsciente... Lua que ilumina e esconde... Convida a dançar a noite toda... Junto de quem amamos... junto da nossa comunidade. Sobre a nossa Terra!


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Coisinhas de fim de ano.


Estou aqui para perguntar solenemente quais são seus rituais de final de ano...

Tem gente que quer fazer grandes limpezas... existe sempre um momento de reflexão, de balanço... Além de tudo que temos para ano novo. Tem decorar a casa, tem as comidas... Fechar o ano... repensar coisas... o que eu quero? O que eu não quero mais?

Eu tenho o meu lance com o tarot... uma carta nova a cada semestre.
E a vontade de fazer uma jantinha para os familiares e amigos.

E vc? Quais são seus rituais de fim de ano?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

7 ervas - para cozinhar


Chega essa época de fim de ano e, não tem jeito... comida vem a mente. E, pensando nisso, eu fui até a minha cozinha para ver o que tinha de especial que me lembra as comidinhas de avó.

- alho: uma delícia para refogar, fazer arroz, feijão, temperar a canja da Dilinda.

- cominho: gostinho de carne, de bolinhos... adoro cominho no feijão, nas carninhas, nas proteínas de soja do meu amor!

- louro: indispensável para os grãos e para os picadinhos!

- cebolinha fresca: aprendi a apreciar essa coisa deliciosa no México... com sopa de abóbora. Adoro cebolinha fresca em cima de saladas e principalmente, sopas!

- coentro: aprendi com meu amor... coentro é refrescante, delicioso e deixa uma aroma bom... onde eu como isso melhor de tudo: num prato nada italiano, a muqueca capixaba.

- páprica picante: um bálsamo picante para qualquer molho. Amo!

- orégano: pizza, pizza, pizza... adoro!