
Hoje, olhando um blog, encontrei uma fotografia interessantíssima, de uma "limpia", uma limpeza espiritual, com ovo na água. Na fotografia dá para ver as coisas ruins que estavam na pessoa que passou pela limpeza. O blog é de uma curandera, uma benzedeira, do Texas. Acho que ela é cristã. E tem um bocadinho de magia latina, um bocadinho de hoodoo (que é a magia popular da américa do norte -um dia desses escrevo sobre isso), um bocadinho de catolicismo mágico. E enquanto eu olhava a fotografia do ovo usado na limpia, eu relembrei um momento ano passado onde eu participei de uma limpeza espiritual usando ovos, de um jeito bastante diverso, mas ao mesmo tempo, muito parecido com o que ela faz.
Acho interessantíssimo isso. Embora ela tenha um vivência totalmente diferente da minha, leio no blog dela sobre a construção de um altar aos ancestrais e o trabalho com estes. Sobre bençãos de coisas domésticas e fabricação de amuletos. E vejo como, tendo um caminho outro e uma experiência diferente, seguimos em paralelo, a curandera e a bruxa...
Tenho pensado muito nisso. Existe em mim a strega, que faz feitiços e magias e conversa com ancestrais para proteger a família, e a pagã, que trilha um caminho religioso fundamentado no helenismo. As coisas se mesclam em certos momentos, mas em outros, seguem separadas, e então percebo como toda a magia popular, seja da Itália, da China, da América Central ou do Norte, tem elementos que trabalham em sincronia, porque nossas motivações e preocupaçoes são as mesmas.
Deixo por aqui os links de dois posts (em inglês) do blog Curious Curandera, que motivaram este post:
O resultado de uma "limpia"
E a maneira como ela faz esse tipo de limpeza com ovos