domingo, 18 de janeiro de 2009

Novos textos no Tribos de Gaia

Inês e eu tivemos nossos novos textos publicados no Tribos de Gaia.

Inês fala da vivência com a terra e com as suas salsiNhas a aprofunda a compreensão dos ciclos e da deusa que ela cultua: "(...)vendo aquele canteiro crescer na minha janela, eu consigo entender porque a humanidade, independente da cultura, celebrou e orou pelos deuses da terra e da agricultura. É realmente divino perceber a forma como a sementinha minúscula e frágil que pousou na terra usou todos os recursos naturais para virar uma planta forte."

Pietra fala sobre como os grupos são importantes e que bonito é o movimento que vem acontecendo de busca de pessoas fora da web: "Isso tudo me faz pensar que por mais que nós, que temos um tanto a mais de experiências e de vivências em diferentes tipos de grupos, sejam covens, clãs, famiglias, groves ou até grupos de estudos, possamos olhar para alguns agrupamentos e pensar: "nossa, o que esse povo está fazendo?"

Para conferir, acessse: www.tribosdegaia.org


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Netunália e as streghe - de Diana Luciano Gray Fox


Notadamente está chovendo bastante aqui em São Paulo... então me inspirei em todas as águas de Netuno e resolvi trazer a voz dessa incrível strega americana, Diana Gray Fox, da Order of the Evening Star.

Essa imagem é da saída que o grupo dela faz para celebrar essa festa.

Originalmente publicado em:
http://dianasmuse.blogspot.com/2008/07/neptunalia-and-strega.html

Tradução livre: Pietra di Chiaro Luna


"O Deus, com sua cabeça mexes a espuma do mar, Tu, Neptunus, que com sua Salacia toma as terras, ouça minha oração e me traga a tua indulgência." ~ Valerius Flaccus Argo. I.194-6

No dia 23 de julho, marcamos o festival anual da Neptunalia em honra de, você já deve ter imaginado, Neptunus Pater, também conhecido como Pai Netuno na Stregheria. Esse festival antigo vem sido celebrado há muito tempo, mesmo antes dos romanos. Hoje, nós, streghe, perpetuamos essa celebração para o grande deus Netuno, com todo o seu explendor já visto em Roma e em outros locais da antiguidade. Hoje, uma vez por ano, os clários (membros da tradição da sacerdotisa) fazem uma perigrinação até um corpo de água para fazer esse ritual. Claro que não nos limitamos a visitar corpos de água apenas uma vez por ano, mas pegamos mais tempo para esse festival para podermos dividir com nosso amado Netuno, que nos traz os segredos da água e do mar.

Às vezes nós viajamos para a costa de Jersey, mas ficar por lá é um tanto caro. Eu adoraria ir ao lago Champlain novamente, uma vez que senti sua presença muito fortemente na última vez que estive por lá. Então, fomos e ficamos em uma ótima hospedaria perto do lago, que é realmente incrível. Que poder, que lugar tão sagrado.

Este ano, por conta do preço do combustível e das despesas para ir para a praia, resolvemos visitar o lago Jean, no interior da Pennsylvania. É um lugar lindo, um parque estadual cercado de trilhas e coroado com lindas cachoreiras. Ficamos em uma pensão excelente, e ainda fizemos uma visita para o Knoebels, um parque de diversões muito legal e barato com um clima de interior, de dentro da Natureza. (...)

Netuno é geralmente igualado a Poseidon, e ambos dividem muitos aspectos e atributos, porém Poseidon tem uma ligação com o mar muito maior que Netuno. Netuno é o deus de todas as águas. É o Deus dos oceanos, mares, lagos, rios, fontes. Ele se faz presente por seus muitos filhos que vivem nos corpos de água ao redor da terra. E claro que cada um desses corpos de água também é abençoado com a presença de diversos espíritos da água, com fadas e ninfas que brincam e trazem mais beleza às águas. Quando olhamos para uma paisagem de água e sentimos aquela falta de ar, de tomada pela beleza, é o presente de beleza das ninfas ao lugar.

Padre Nettuno, Neptunus Pater, Deus dos oceanos, mares, rios, lagos e fontes. Deus dos lagos e dos terremotos. Treme-terra, Segurador de terra, O que traz o crescimento das plantas, Senhor dos Cavalos. Que sua presença esteja conosco todos os dias, que sua força traga cura, entendimento, compaixão, profecia, inspiração e metamorfose. Hoje, todos O honramos. E que nossos sucessos sejam nossas oferendas, pois O amamos muito!"

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

2009 = Força


Mais um ano que chega. Meu pai sempre brinca e diz que não sabe se tratamos de um ano a mais ou um ano a menos. O importante é que está aqui e pede para ser vivido. É o nosso presente.

E o presente do ano é a energia da Força. Arcano 11. Um leão. Uma moça. Que força é essa? Força de quem? Para quê? Penso que essas são as nossas respostas a explorar durante 365 dias.

A Força poderia se chamar O Poder. O poder de misturar e de cuidar e liderar. Mas nenhum deles como O Imperador ou A Temperança. Não. O poder do amor e da compreensão. Do estar juntos. Do viver entre a virgem e o leão. Entre a criatividade e o manifestar dessa imaginação.

Muito mais do que lidar com seu lado animal, A Força é também o chamar do animal. Ou poderia a virgem se aproximar tão calmamente do leão se não o compreendesse? O leão é um ser completo... A virgem é um ser completo. E juntos, e com o poder do amor que cimenta essa união, eles se espelham um nos olhos dos outros.

Acredito que 2009 será um ano para encontrarmos, dentro de nós, tanto a virgem quanto o leão. Observar a simbiose entre eles. E entender como eles andam juntos e porque. Também será possível viver esse amor, o que faz com que entendamos o diferente, o que nos parece selvagem demais ou conservador demais. A Força nos leva para além do meio, do medíocre. E nos faz entender o que é o exclusivo, o grande e o virtuoso.

Estar na companhia do leão e da virgem é compreender o que é virtuoso e selvagem dentro do coração e viver isso. Sendo Leão e Virgem no dançar do dia... e da noite.

Um 2009 lindo para nós!!

Imagem: Day's companion. De Michele-lee Phelan, www.dreamsofgaia.com

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bruxa indo para a cozinha

Se tivesse que escolher um personagem no qual eu quisesse me tornar, escolheria Vianne Rocher, a protagonista dos livros "Chocolate" e "Sapatinhos Vermelhos", da inglesa Joanne Harris.

Mas não é fácil ser Vianne. Ela é uma exímia cozinheira e consegue gerir chocolateries de sonho. Eu, no auge dos meus 22 anos, faço um brownie que sempre fica duro e só sei cozinhar arroz hiperbolizado.

Mas se Vesta e Ceres permitirem, isso será diferente. Porque Vianne, e tudo o que eu já aprendi com as mulheres da minha família, além da proximidade que eu tenho alimentado com meus vasos de temperos, me tem feito pensar muito na cozinha - e, principalmente, ir até ela.
Por isso eu não resisti à tentação de comprar "A Cozinha Mágia de Márcia Frazão", quando vi o livro numa promoção no supermercado da minha cidade. Paguei super barato. Mas como eu gosto muito do que os norte-americanos chamam de kitchen witchery (bruxaria de cozinha), não me arrependi do impulso.

Além de trazer o de praxe (propriedades das ervas, receitas, usos mágicos), Márcia conta como foi descobrindo seu gosto pela cozinha. Nos fala das mulheres que a ensinaram e que passaram por sua vida e por suas receitas. E isso me faz lembrar das coisas que as minhas próprias mulheres ensinaram, como o jeito certo de mexer a comida na panela, os truques para o bolo crescer e as receitas de bolinhos de carne.

Para quem gosta da arte de cozinhar, e acha que bruxaria é algo que a gente faz com panela, colher pau e liquidificador, fica aqui a minha dica.

Como aspirante à Vianne Rocher, não consigo mais ver bruxaria em rituais elaborados e formalidades do tipo. Eu prefiro deixar a bruxa trabalhar fazendo bolo de cenoura e chá de hortelã.

Aqui, um capítulo do livro, para degustação.

Para quem gostou, ou quer saber mais, acesse o blog da Márcia Frazão: O Fantasma de Chet Baker.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

200 postagens e 2009 anos gregorianosiss


Olá pessoas!
Espero que todos tenham despertado para um bom ano fiscal (sim, porque dia 30 de abril tem Imposto de Renda para pensar heheh). Ano gregoriano muda e faz quase 3 anos que nosso amado blog está no ar!! Uhu!

Então, na 200a. postagem do nosso blog, eu venho desejar um bom começo de ano... afinal de contas, quantos anos novos temos no num ano? Muitos: fiscal, aniverário, astrológico... Vamos tomar um champagne? Exagerou? Café, água de coco, chá verde, boldo. Tudo para seguirmos bem.

Sinceramente, gente, eu tenho um sentimento de recomeçar nessa época. Acho que é culpa do feriado de dia primeiro de janeiro. Mas a festa é boa. Sempre boa.

Bom, 2009 está aqui. Nós estamos aqui há 3 anos (praticamente). Desejo então que todos tenham força e alegria... Afinal de contas: 2+0+0+9=11... Força!!!

Falaremos mais sobre isso em um próximo posting.

Mas só por curiosidade, vc fez alguma "magia, macumbinha, simpatia" de Ano Novo?
Pietra apelou para a calcinha amarela hahahahahah