domingo, 5 de outubro de 2008

Palestra sobre Ano Novo Astrológico


No Espaço Viver Alternativo, ontem, 4 de outubro.

Foi uma palestra para o tema da tarde: celebrações. E, foi muito legal porque a Sarah estava lá comigo. Então, como esta é uma celebração que fazemos juntas e mantemos este blog, onde fazemos nossos registros juntas, foi muito bom dividir o tempo e as assertivas.

Comentei primeiro porque preferimos o termo celebração: porque está do lado do que fazemos. Quer dizer, não somos wiccanas para dizer sabath ou não somos aridianas para dizer treguenda. Então, celebração parece perfeito. É o nosso momento de festejar, homenagear, banquetear.

Aliás, podemos dizer com tranquilidade que nossas celebrações, e o Ano Novo Astrológico incluso, tem 3 partes que se perspassam: a festa, o estar junto com os amigos que confiamos e queremos comparilhar um momento feliz; o banquete, pois se é festa, a comida tem de ser boa e bem feita (nada de salgadinhos ou vinho Chapinha); e a devoção, o ritual.

Comentamos que o rito, assim, é em homenagem a deidade que rege o ano. E isso sabemos por conta do planeta que rege o ano, segundo a Astrologia. O ano de 2008 é ano de Marte... e falei um tanto do rito que fizemos. As palavras arianas que dividimos entre as pessoas... as comidas que pensamos... os símbolos que colocamos em homenagem a Ares.

O que consideramos, Inês, Sarah Filhote de Lua e eu é que, se for fazer um ritual aos Deuses, ou ao Deus ou Deusa regente do ano, conheça essa deidade em profundidade. Afinal de contas, pode ser que a pessoa que se interesse por essa celebração não cultue o panteão helênico como nós, mas que essas energias se passam por todas as culturas. Assim sendo, ano de Marte, traz a energia do planeta Marte e sua força de vida, de batalha e movimento pode certamente ser encontrada entre os romanos, gregos, celtas, nórdicos, etc.

Por fim, deixei uma dica do ano que vem: dia 21 de março de 2009, abra seus braços para o brilhante SOL!

Para saber mais sobre:
Astrologia: www.quiroga.net  (um must!)
www.personare.com.br

Deuses Helênicos: www.theoi.com


Nenhum comentário: