domingo, 30 de setembro de 2007

Stregoneria Brasileira


Meu site chegou!!! Nele falo um pouco sobre as práticas de Bruxaria Italiana das streghe brasileiras...


Coisas nossas...


Esse espaço ganha mais uma possibilidade: falar sobre o que está escrito no site ou mesmo colocar sugestões...


Sejam mais que bem vindos ao Stregoneria Brasileira!!

Textos no Tribos de Gaia

Inês e eu publicamos novos textos no Tribos...

O meu, "Visões comuns sobre a Bruxaria Italiana", faz uma micro investigação sobre como as streghe terminaram com certas famas, como serem adoradoras de Diana...

O da Inês, "Cisma ou Amor", fala de como uma devoção pode se tornar uma coisa não pensanda... e assim, sem sentido.

Claro que existem outras atualizações... então, confiram e divirtam-se!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Do respeito e da Didática com o Outro - texto da Dançarina da Lua

Um texto que eu achei muito legal, sobre contar nossos mitos para outras pessoas e como isso explica nossas crenças. É da Dançarina da Lua e foi postado do Pan Dea.

O link segue aí ao lado, parte da nossa seção "Nós recomendamos"... ;)

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Lararium - Deuses


Pensando nos larariuns, encontrei um texto mt interessante no site da Thalia Took falando sobre a Deusa romana Caca ou Cacia, uma predecessora de Vesta. Fiz uma tradução mais livre do que literal =)


"(...) uma antiga deusa romana da despensa, posteriormente suplantada por Vesta. Ela é considerada como uma das Penates, ou os deuses da casa que olhavam pelos estoques, ou os locais onde se guardavam comida. Eles trazem prosperidade e boa sorte e mantém as cozinhas sempre bem abastecidas, e imagens dos Penates eram mantidas em um local da casa chamado penetralia ou altar interno. A própria Vesta era considerada uma Penate, talvez por sua conexão com Caca e o pennus era um local especial dentro do templo das vestais. Um local onde ficam relíquias, as quais, de acordo com a lenda, foram trazidas por Enéas de Tróia. Como Vesta, Caca era adorada com um fogo perpétuo cuidado pelas virgens.


De acordo com um mito de Virgílio, Caca era irmã de Cacus, um gigante devorador de homens que cuspia fogo. Ele morava nos campos ao redor de Roma e geralmente ameaçava seus pastores e animais. Cacus era dado ao roubo e era muito odiado pelos que viviam por ali. Um outro gigante, este pastor, chamado Recaranus (um antigo deus ítalo, posteriormente sincretizado com Hércules) tinha um pasto com gado que um dia andou até o Circus Maximus. Cacus roubou alguns animais, os arrastando pelo rabo até sua caverna, engando todos os que seguiam a sua trilha. Caca, porém, amava Recaranus e contou a ele o que o irmão havia feito e onde havia escondido os animais. Recaranus recuperou seus animais e matou Cacus. Os locais ficaram muito felizes e passaram a celebrar Caca como uma deusa.


Mesmo que Cacus fosse considerado filho de Vulcanus, também era filho de uma mortal, então Caca talvez fosse sua meia-irmã por Vulcanus (algumas lendas contam que ela era filha de Medusa e Vulcanus). É claro que as duas deidades têm uma relação com o fogo, aliás, deuses primais do fogo na Itália. Seus nomes parecem derivar de caleo, manter aquecido, ou de coquo, cozer ou queimar. Alguns estudiosos dizem que o nome de Caca é bastante primitivo e que pode vir de cacare, defecar, fazendo dela uma deusa de excrementos.


Seu templo em Roma ficava no monte Palatino, perto de scalae Caci, as escadas de Cacus, supostamente perto de onde seu irmão morava. Dizem que o templo foi erguido por Recaranus e que sacerdotisas virgens eram suas oficiais".

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Lilith é a Mãe! - de Gwydyon Drake

Já que estamos pensando nos equívocos e na "demonização" dos Deuses antigos, vale a pena conhecer um pouco mais sobre Lilith, não a lua nova, mas a resplandecente Lua Cheia...

O texto é do Gwydyon Drake e está no site do Tribos de Gaia! Have fun!!