domingo, 5 de abril de 2009

Palestra da Tarde Esotérica de Abril - Visionários


Visionários. Tá ai uma discussão que foi muito interessante...

Eu coloquei no Twitter - aliás, quem quiser me seguir, clique aqui! - uma pergunta: O que é um visionário? E muitas respostas interessantes chegaram. E acho que a minha favorita foi a que o visionário é como Apollo, o arqueiro que o olha o ponto além do ponto para poder acertá-lo em sua realidade.

E eu penso bem isso mesmo. O visionário é aquele que consegue enxergar uma realidade, numa análise e fazer que isso se manifeste no tempo de hoje. Como sempre ele pode não ser o mais bem interpretado... geralmente, até, incompreendido.

A questão é que o meu visionário foi a profa. dra. Sabina Magliocco. Professora universitária, mulher, amante de gatos, fazedora de testes do Facebook. Uma pessoa que é como eu e vc, mas que tem umas teorias e estudos, que eu não tinha até uns 2 anos atrás e que mudou mt meu jeito de pensar algumas coisas e que me mostrou que o que eu pensava e entendia a respeito de algumas questões da stregoneria por ai não eram mera implicância.

A profa. é wiccana. E doutora em Antropologia. Assim, ela coloca toda nossa perspectiva teórica e de estudo de campo, avalisando o que acreditamos num campo teórico e científico. E eu acho isso bárbaro. Porque sai do campo do achismo para se confirmar em fatos históricos, estudos de campo e mesmo vivências de outros que não nosso grupo seleto.

Assim, eu convido a todos para lerem seu texto Magia Vernacular X Stregheria, que eu traduzi... e visitar o link que está ai do lado, no blog, na parte MAIS SOBRE STREGHERIA, o Stregheria and Vernacular Magic, pois é parte de um fórum, em inglês, no qual a professora interage com os membros do fórum e fala mais sobre tradição e um pouquinho sobre Aradia. Vale a pena.

E a todos que foram à palestra, muito obrigada =)

A imagem é a professora sendo uma pessoa, como eu e vc... Ah, sim, vc pode encontrá-la no Facebook =)

Um comentário:

Madalena disse...

Deve ter sido o máximo! Pena que não consegui ir... mas espero estar na próxima!
Beijos,
Ju