domingo, 2 de maio de 2010

Beltaine




Ontem eu tive uma oportunidade muito interessante. Participei com o pessoal do Caer Tabebuya e do Caer Itaobi do ritual que fizeram em honra ao Festival de Beltaine.

Independentemente de como cada um vê o andar do calendário - o que cada um tem o seu e, depois de mts anos, esse é um assunto que eu não discuto mais - foi uma experiência muito interessante...

Beltaine, no que eu pude ver, está imensamente relaciona a fogo e a purificação. Pelo verão que se aproxima e pelas luzes que começam a se fazer ver. O Deus Bel é homenageado. E Ele é o raio de sol, o que traz calor. Fiquei pensando em muitas coisas em meio a esse rito e sobre o homenageado.
Fazer as fogueiras de Bel e vê-las ardendo a noite, me fez pensar em como noite precisa de luz e como luz, de fogo, gera sombras. E se existe uma deidade que é representação de luz, mas também mostra muita sombra. Apollo. Deus do raio do Sol, Senhor das pragas e dos venenos. Apollo, que teve como um de seus epítetos, Bellenus.
Pensei na chegada do verão e na volta de Apollo de Hiperbóreas e como faríamos fogueiras em sua homenagem, para queimar sacrifícios em homenagem a ele.
No rito que fui teve fogueira. E quando uma crescia, uma diminuia... teve oráculo, que pude exercer junto ao dos druídas - pelo menos, no meu cantinho =) Houve a purificação de passar pelas fogueiras.
É a chegada de Maio... o inverno aqui no Brasil vem se aproximando... E aqui, a energia do Sol se enfraquece. Mas estar nesse momento junto com essas pessoas, me fez pensar exatamente naquilo que eu sou e no que eu posso fazer.
É estranho ser vc a estrangeira. Mas poder estar com eles, vendo o que fazem e fazendo um sentido tremendo com aquilo que somos, me fez pensar em como realmente as pessoas podem ter coisas para compartilhar. E como Eles devem tomar chazinho todos juntos em algum lugar =) Talvez em Hiperbóreas, talvez em Hy-Brasil, talvez no Olimpo, talvez em Aruanda.
Fui abençoada... dancei com o amor em torno do Maypole. Ganhei uma árvore muito favorável ao meu momento. Oraculei uma coisa muito bonita para uma amiga.
Feliz Maio para todos! É isso... feliz, feliz =)

Nenhum comentário: