quinta-feira, 27 de março de 2008

Kirke - por Thalia Took

Atendendo a um pedido na comunidade
livre para o texto sobre Kirke (Circe).

Kirke é filha de Hélios, o Sol, e da irmã de Aeëtes e Pasiphaë, a mãe de Ariadne. Outras fontes a colocam como filha de Hekate e irmã de Medea. Sua lenda diz que ela vem, originalmente, de Cochis, no Mar Negro, mas deixou o local depois de envenenar seu marido, tomando residência no oeste da Ilha de Aeaea.

Kirke é uma grande encantadora e famosa por seu conhecimento de ervas, magias e encantamentos das sombras. São conhecidos seus encantamentos de transformação: metamorfoseou a bela ninfa Scylla num monstro do mar por ciúmes; Picus, que recusou seu amor, foi transformado num pica-pau; e qualquer ser humano que visitasse sua ilha tornava-se um animal selvagem. Quando Odysseus e seus homens aportaram em sua ilha, no longo caminho de volta da Guerra de Tróia, os que descem do navio são transformados em porcos. Com a ajuda da erva mágica moly, dada ao herói por Hermes, Odisseu força a feiticeira a quebrar o encantamento.

Depois desse incidente, ela ajuda Odisseus, que permanece na ilha, junto com seus homens, por um ano - alguns até dizem que ela teve três filhos com ele. Depois que o herói decidiu partir, Kirke o ensinou a encontrar e consultar o profeta marinho Tiresias, e a evitar alguns perigos de sua jornada para casa. Algumas fontes dizem que, no fim de tudo, Odisseu volta à ilha e torna-se seu marido.

Nenhum comentário: