sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Saturnália - nosso rito

Quase um mês depois, estou voltando para falar da minha Saturnália.

Desculpem a demora. Mas fim de ano é corrido no trabalho, aí eu saí de férias, aí eu usei essa semana para acertar a vida (no trabalho, nas minhas aulas de dança, etc). Conclusão: só consegui postar agora.

Foi uma celebração muito alegre e muito boa. Todo mundo que estava presente gostou e se divertiu, e era esse o espírito que eu queria levar para a coisa. Bebemos muito vinho e rimos muito!

Como era uma festival com vários deuses, não só com Saturno, eu montei o altar dele em um cantinho, fora do altar principal, para não misturar energias. Eu coloquei uma imagem dele, que imprimi da internet e encaixei num porta-retrato. É uma gravura mostrando o deus em um nicho, com o escrito SATVRNVS em cima, carregando uma foice. É bem legal e bem romana.

Coloquei, também, uma imagem de São Longuinho, por sua relação com aquele lance de Cronos ser o hermitão e ancião. Peguei essa ideia de um blog que agora eu não lembro qual é, mas se achar eu indico. Além disso a Pietra, fez uma cornucópia para mim, que eu enchi de uvas - já que ele é relaciona a colheita da uva. Eu coloquei também vinho, uma máscara, uma foice (eu tenho duas, uma para Saturno e outra para Deméter) e um símbolo fálico esculpido para mim pela Sarah. E os presentes de Saturnália do povo, que eram velas coloridas e incensos. Como os romanos tinham costume de se presentar com velas e bonecas de cera nesse festival, eu tive essa ideia para manter a tradição.

O melhor de tudo foi ver que, no começo, todo mundo estava com aquela cara séria de "Uh, ritual para Cronos". Pessoal tem medo dele, sabe? Mesmo que eu falasse que o lance ia ser outro, já que Saturno não tem aquela seriedade que Cronos tem e que é um deus muito mais cabeça fresca, ninguém botou uma fé. Até que, conforme íamos trabalhando o deus dentro do rito, as pessoas começaram a rir mais alto, falar mais alto, beber e fumar mais e finalmente eles perceberam o que eu estava querendo dizer: que Saturno é um deus que nos liberta de padrões e que gosta de festa, beberagem, comilança e risadas.

Foi uma excelente celebração e com certeza vou fazer de novo neste ano!

Só vou ficar devendo a foto... ninguém fotografou o ritual! Mas tenho fotos da imagem do meu altar com os presentinhos. Assim que meu celular resolver conectar com o bluetooth do computador, eu posto.

Nenhum comentário: