domingo, 15 de abril de 2007

um italiano célebre

Embora seja difícil pensar nele como italiano para mim, porque quando viveu não havia Itália como pensamos hoje... talvez fosse melhor

Um toscano célebre

Em 15 de abril de 1452, nascia Leonardo Da Vinci. Um homem que simboliza o melhor do espírito inventivo humano, cientista, artista plástico, pensador. Ainda assim, Da Vinci foi visto com maus olhos por muitos, porque nunca foi capaz de falar latim, mesmo sendo genial em tudo o mais. Nasceu camponês e morreu amigo pessoal do rei. Uma vida rica e cheia de glórias, e também penúrias.

Devo a ele uma das técnicas de pintura que acho mais bonitas, o sfumato: uma passagem delicada e "esfumaçada" de luzes e sombras, dando um ar etéreo para as pinturas. Não existe a linha, mas uma passagem. É difícil explicar para as pessoas que a grande magia da Mona Lisa não é nada de "sobrenatural", mas é isso: a técnica aliada ao gênio, fazendo de um mero e simples retrato uma obra prima. Para mim, isso é muito mais mágico que qualquer livro do Dan Brown. É desnecessário procurar na pintura coisas escondidas: a magia está ali, visível: camada sobre camada de tinta, brincando de perfeição.

Leonardo era um homem do seu tempo ao mesmo tempo que ia além, mergulhado que estava na genialidade. Ele viveu a arte e fez dela algo novo, maior do que jamais havia sido. Ele sabia que alquimia existe quando juntamos pigmento, médium e papel, tela ou reboco, para formar imagem e dar vida ao sonho.

Hoje é o dia do nascimento desse homem, de sobrenome desconhecido, provável filho ilegítimo, o homem que preencheu cadernos e cadernos e fez de cada imagem uma história.

Quer saber mais? Leia na wikipédia...

(ontem, na convenção em Paranapiacaba, assisti uma palestra sobre o pentagrama. Foi interessante, e me deu um insight: quando escrevi sobre o Leonardo, terminei de ler e pensei: "está faltando alguma coisa" mas publiquei assim mesmo. O que faltava era falar da Medida Áurea... um número que coordena todo o crescimento na natureza, dos galhos das árvores a nosso corpo. A Medida Áurea é bem conhecida porque sempre que a aplicamos em um projeto, seja imagem, seja um prédio ou a poda de um arbusto, o resultado é harmônico, agradável aos nossos olhos. Dentro do misticismo, usa-se muito essa medida: o pentagrama é construído com ela. E o Leonardo era muito cuidadoso nisso: todas as suas obras eram carregadas de construções geométricas dessa medida. Por isso muitas vezes as obras dele causam fascínio sem entendermos porque... é essa acuidade geométrica que ajuda a brincar de perfeição - editado em 16/04)

Nenhum comentário: