sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Netunália e as streghe - de Diana Luciano Gray Fox


Notadamente está chovendo bastante aqui em São Paulo... então me inspirei em todas as águas de Netuno e resolvi trazer a voz dessa incrível strega americana, Diana Gray Fox, da Order of the Evening Star.

Essa imagem é da saída que o grupo dela faz para celebrar essa festa.

Originalmente publicado em:
http://dianasmuse.blogspot.com/2008/07/neptunalia-and-strega.html

Tradução livre: Pietra di Chiaro Luna


"O Deus, com sua cabeça mexes a espuma do mar, Tu, Neptunus, que com sua Salacia toma as terras, ouça minha oração e me traga a tua indulgência." ~ Valerius Flaccus Argo. I.194-6

No dia 23 de julho, marcamos o festival anual da Neptunalia em honra de, você já deve ter imaginado, Neptunus Pater, também conhecido como Pai Netuno na Stregheria. Esse festival antigo vem sido celebrado há muito tempo, mesmo antes dos romanos. Hoje, nós, streghe, perpetuamos essa celebração para o grande deus Netuno, com todo o seu explendor já visto em Roma e em outros locais da antiguidade. Hoje, uma vez por ano, os clários (membros da tradição da sacerdotisa) fazem uma perigrinação até um corpo de água para fazer esse ritual. Claro que não nos limitamos a visitar corpos de água apenas uma vez por ano, mas pegamos mais tempo para esse festival para podermos dividir com nosso amado Netuno, que nos traz os segredos da água e do mar.

Às vezes nós viajamos para a costa de Jersey, mas ficar por lá é um tanto caro. Eu adoraria ir ao lago Champlain novamente, uma vez que senti sua presença muito fortemente na última vez que estive por lá. Então, fomos e ficamos em uma ótima hospedaria perto do lago, que é realmente incrível. Que poder, que lugar tão sagrado.

Este ano, por conta do preço do combustível e das despesas para ir para a praia, resolvemos visitar o lago Jean, no interior da Pennsylvania. É um lugar lindo, um parque estadual cercado de trilhas e coroado com lindas cachoreiras. Ficamos em uma pensão excelente, e ainda fizemos uma visita para o Knoebels, um parque de diversões muito legal e barato com um clima de interior, de dentro da Natureza. (...)

Netuno é geralmente igualado a Poseidon, e ambos dividem muitos aspectos e atributos, porém Poseidon tem uma ligação com o mar muito maior que Netuno. Netuno é o deus de todas as águas. É o Deus dos oceanos, mares, lagos, rios, fontes. Ele se faz presente por seus muitos filhos que vivem nos corpos de água ao redor da terra. E claro que cada um desses corpos de água também é abençoado com a presença de diversos espíritos da água, com fadas e ninfas que brincam e trazem mais beleza às águas. Quando olhamos para uma paisagem de água e sentimos aquela falta de ar, de tomada pela beleza, é o presente de beleza das ninfas ao lugar.

Padre Nettuno, Neptunus Pater, Deus dos oceanos, mares, rios, lagos e fontes. Deus dos lagos e dos terremotos. Treme-terra, Segurador de terra, O que traz o crescimento das plantas, Senhor dos Cavalos. Que sua presença esteja conosco todos os dias, que sua força traga cura, entendimento, compaixão, profecia, inspiração e metamorfose. Hoje, todos O honramos. E que nossos sucessos sejam nossas oferendas, pois O amamos muito!"

2 comentários:

Inês Barreto disse...

Gosto muito desse texto. Na verdade, eu gosto do que a Diana escreve e de como ela fala de sua religiosidade.

Unknown disse...

Acho que ela faz um paralelo com a gente por aqui... e isso é rico pra gente... dá um sentimento de continuidade =)