sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Saturnália


Esse ano festejarei a Saturnália. O festival em honra a Saturno, segundo o calendário dos reconstrucionistas romanos, começou ontem e vai até dia 23 de dezembro.

É a primeira vez que vou fazer isso de maneira séria e organizada. Ok, não tão séria e organizada assim, porque eu estaria fora do espírito da coisa. Essa celebração pressupõe perda de seriedade e inversão na organização dos papéis. Pelo que eu estudei do tema, essa é a base de tudo. Escravos eram servidos pelos seus senhores, as pessoas enchiam a cara, faziam orgias e comiam até explodir. Eu não vou fazer a parte da orgia, porque isso não faz muito o meu estilo, e não tenho um escravo... Mas a parte do beber e comer até morrer eu vou fazer. No fundo, é o que a gente faz todo Natal, né?

Dizem que a Saturnália originou vários costumes do Natal, tipo dar presentes. As pessoas trocavam bonequinhas e velas de cera. Eu estou pensando em fazer algo do tipo para os meus amigos, mas não vou contar aqui senão eles vão ficar sabendo e já era a surpresa. E terá ritual, lógico. Já previ colocar nele uma oferenda para Saturno, enfeitar o lugar com coisinhas natalinas mesmo - tipo guirlanda, imagens de sóis e estrelas, que segundo o site do Nova Roma os romanos usavam nessa data - e comprei uma máscara. E, lógico, vou tomar vinho.

Tem sido interessante essa experiência de cultuar Saturno e preparar a festa dele. É um deus que tem aparecido muito para mim, mas do qual eu tinha medo. Acho que eu fui muito influenciada pela imagem do Cronos grego, que tem todo um preconceito por parte das pessoas. Mas Saturno é diferente. Ele é velho e ranzinza. mas engraçado e desencanado.

E também, no fim das contas, não adianta nada fugir do deus. Só piora as coisas, porque o cara vai aparecer de qualquer jeito, você querendo ou não!

Depois coloco a foto dos presentes de Saturnália que preparei e fala um pouco de como foi o rito. Mas só na semana que vem...

3 comentários:

Unknown disse...

Preciso dizer que foi realmente, outstanding!

Unknown disse...

E olha o que tem no Deity of Day hj, 21 de dezembro... ri muito!

Featured today:
via Godchecker Twitter
SATURNUS
Ancient Agricultural God of Sowing Seeds, later promoted to deity in charge of Carnivals and Free Festivals.

Green Womyn disse...

Quero ver as fotos mesmo, hein?

Boa Saturnália pra vc!

Beijos!