sexta-feira, 12 de março de 2010

Dica de Leitura I

Promessa é dívida!

Então, como eu escrevi no post anterior, vai a Dica de Leitura desta semana.

Para começar, vamos com um texto do Robin Artisson, um bruxo tradicional. Já ouvi algumas críticas ao seu trabalho, mas as visões dele fazem sentido para mim.

Escolhi um artigo que rapidamente enumera as principais diferenças entre os sistemas que nós costumamos compilar no termo Bruxaria Tradicional e Wicca, ou Bruxaria Moderna.

Indicamos esse texto porque nossas práticas e, consequentemente, o material do blog, se assemelha mais a da Bruxaria Tradicional. Por isso eu acho que precisamos esclarecer alguns conceitos e diferenças, principalmente para quem está chegando agora e não tem muita noção das diversas ramificações.

O artigo chama-se "Bruxaria Tradicional e Bruxaria Neopagã - As Diferenças". Eu tenho uma versão antigona, que saiu deus sabe de onde, nos meus apontamentos. Achei uma com uma boa tradução, que vocês podem ler clicando aqui.

Estamos abertas à discussões, comentários, sugestões... fiquem à vontade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei bacana o texto de Robin Artisson, pois ele dá uma breve definição interessante que abre muitos leques de diálogo e discussões sobre os mais variados assuntos acerca das diferenças de Bruxaria Moderna com a Bruxaria Tradicional. Particularmente, como bruxo eu não ligo muito para essa questão de "classificação": 'ou é BºM ou BºT'. No meu ponto de vista, tanto a BM quanto a BT tem seus pontos "dúvidosos" à respeito da legitimidade. Eu procuro atingir um paralelo entre ambas, de maneira eclética, buscando uma Bruxaria histórica e antiga, distante das distorções medievais causadas pelo cristianismo, nos tempos de perseguição.
Assim, como fala R. Artisson da Bruxaria Moderna, que foi adicionado muitos elementos de ordens gnósticas e ocultistas, cujos não faziam parte, é inaceitável por parte de muitos BºM e, principalmente, por parte dos BºT. Em contrapartida, a Bruxaria Tradicional dos cristãos católicos pellars/cunning-mans, dá uma impressão que a bruxaria trata-se duma simples simpátia ou técnica, é um tanto "esquisito", pois os Pellars [ou Cunning-mans] defendem tanto que são "bruxos" históricos, porém, analisando a Bruxaria Histórica pré-medieval, quem eram os bruxos? - Os bruxos eram as Sorginaks, as Pharmakis, as Volvas, as Ishtaritus, os Rex-nemorensis, os antigos Serparis, etc.
Numa conclusão generalizada e breve, todos esses grupos citados acima serviam à uma deusa, além da prática de feitiços. Não estou querendo "impôr" uma deusa de bruxas de forma alguma, contanto, o que desejo é: apontar o quão as bruxas históricas estavam vínculadas à uma divindade feminina, isso não se trata de coincidência, é fato real.
Para concluir, de acordo com meus estudos e pesquisas em bruxaria, creio, no meu ponto de vista, que a bruxaria legitima e pré-medieval está acompanhada por um sacerdócio à uma divindade feminina, além da prática mágica ou feitiços, ou seja, um sacerdócio mágico à uma divindade feminina, com todo o respeito, embora nem todos os bruxos concordam com essa tése, vale salientar que se trata dum fato histórico e não relativo à vontade pessoal do que quer que seja a bruxaria.

Uma Boa Noite para Vocês Todos!