sábado, 5 de junho de 2010

Dúvidas sobre stregheria

Estou trocando alguns e-mails com o Rodrigo, um leitor do blog que me apresentou algumas dúvidas quanto à stregheria. Ele gentilmente deixou que eu publicasse alguns dos seus questionamentos aqui no blog. Imaginei que poderia ajudar mais gente. São dúvidas que parecem básicas, mas que não são óbvias para quem está se deparando com práticas e crenças diferentes da Wicca.

Então vamos lá:

- É possível participar de um templo ou ser iniciado como um solitário na religião Strega?
     A stregheria, assim como a maioria das outras vertentes das religiosidades neopagãs, não possui templos. Existem praticantes solitários e pessoas que possuem grupos (familiares ou não), de prática e trabalho espiritual. Porém, esses grupos geralmente são fechados e só se participa de um rito como convidados. Existem grupos mais abertos nos EUA, que seguem a stregheria como proposta pelo autor Raven Grimassi, mas aqui eu nunca ouvi falar de algo do tipo.
    Dentro da stregheria também não existe uma iniciação solitária, como defendida por alguns grupos wiccanos.
     O que se pode fazer é manter contato com outros praticantes, frequentar palestras e começar sua própria prática pessoal, mesmo sem ser iniciado em um grupo. Creio que esse é o melhor caminho para uma pessoa que está sozinha.

- Eu faço algumas consultas com o baralho cigano, trabalho com o pêndulo e faço alguns rituais para sáude, amor, prosperidade e purificação, gostaria de saber se eu posso continuar atendendo porém dentro das práticas da Strega?
     Se pensarmos na stregheria como uma tradição neopagã, que cultua Diana e etc (como o Raven Grimassi prega), acho que não há problema quanto a continuar sua prática com baralho cigano e pêndulo. Quanto aos rituais, por ser uma tradição que tem seus próprios ritos, não sei como você pode encaixar isso. Talvez fazer esses ritos dentro das práticas do Grimassi é uma ideia. Nisso, infelizmente, eu não posso te ajudar, porque não é minha linha de trabalho.
     Se você encarar a stregheria como uma prática de magia, acho que não tem problema continuar com as coisas que você já faz. Mas aí você precisa pensar se elas se encaixam em suas novas crenças e nos seus caminhos espirituais. Tenha em mente que não existem práticas formalizadas e únicas na stregheria. Alguns traços em comum existem entre diversos praticantes, mas cada grupo, pessoa ou coven vai ter sua própria linha de trabalho, com diversas adaptações.

- Pelo que  entendi na Religião Strega o importante seria cultuar os Deuses estou certo?
     Acho que não podemos dizer que na bruxaria italiana o foco é o culto aos deuses. O foco vai depender do praticante e do que ele segue. Eu não sigo a stregheria como proposta pelo Raven Grimassi, então a bruxaria italiana acaba entrando nas minhas práticas mais como uma prática de magia. Porém, há muitas divergências sobre isso.
     Para você entender esse ponto, indico dois textos que podem ajudar.
    O primeiro "Stregheria e Magia Vernacular - uma comparação" é de uma antropóloga italiana que mora nos Estados Unidos e tem trabalhos sobre o neopaganismo. A Pietra fez uma tradução que pode ser lida clicando aqui.
    O segundo é um texto que fiz com a Pietra há algum tempo, exemplicando as diferenças de pensamento entre o Raven Grimassi e a antropóloga que eu citei anteriormente, que pode ser útil para você entender as diferenças entre as tradições. Pode se acessado neste hiperlink.

Nenhum comentário: