quinta-feira, 1 de julho de 2010

Breve apanhado de leituras interessantes

Pessoal aqui do trabalho fica impressionado com a quantidade de coisas que leio. Minha média varia de dois a três livros por mês, mas esse fim de semestre pegou pesado e como agora eu sou uma feliz estudante de História passei junho lendo só xerox para faculdade. Isso vez com que eu tivesse várias leituras atrasadas e paradas no meio. Algumas delas valem ser compartilhadas:


- "História Antiga", de Paul Petit: esse eu precisei usar meio capítulo para um trabalho, mas acabei resolvendo ler inteiro. É um dos clássicos da pequisa sobre a História Antiga. É da década de 1960, e bastante coisa progrediu desde lá graças aos nossos amigos arqueólogos. Mas Petit lançou bases e teorias que seguiram para guiar o estudo da História Antiga. O que isso tem há ver com paganismo? Tudo, né? O estudo das sociedades feito por Petit inclui religião e mitologia. Eu ainda estou no começo, no capítulo sobre civilizações minóica e aqueia, e está sendo bem interessante.

- "Deuses Americanos", de Neil Gaiman: eu já falei desse livro aqui, quando li a versão em inglês, ano passado. Agora eu ganhei a versão em português, um achado que estava lá perdido na banca de jornal da faculdade. Com essa leitura estou vendo aspectos diferentes, descobrindo deuses que eu não tinha percebido no meio do enredo e pensando, novamente, como o Neil Gaiman fez uma obra que deveria ser lida por todos os neopagãos. Altamente recomendado!

- "O Queijo e os Vermes", de Carlo Ginzburg: esse é mais um da bibiliografia da faculdade. Ginzburg é um historiador especialista em inquisição. Ele tem trabalhos sobre os Benandanti e sobre a feitiçaria na Itália. Nesse livro ele tenta reconstruir o pensamento de um moleiro medieval que foi acusado como herege na inquisação italiana. Não fala de bruxaria, nem de feitiçaria, mas fala de cultura popular. A forma como ele tenta reconstruir o pensamento do Menocchio (o moleiro) também é bem interessante.

Agora que eu volto com a programação literária normal, provavelmente terei mais novidades de leituras para vocês.

2 comentários:

Green Womyn disse...

Bota interessantes nisso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.