sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Finados 2010


Época de finados é sempre assim... esquisita... meio dolorida... cheia de chuva.

Dolorido é, afinal, é a Morte que nos confere ancestrais. E para essa passagem, o processo de luto nos toma... Aprendi esse ano com o salmão. O que é uma ironia estranha... o animal da sabedoria celta (da espiritualidade do meu marido) me ensinou a lidar com a passagem entre as gerações. O Salmão que vai ao mesmo lugar onde nasceu para colocar seus ovos. E morre na volta para o mar. Comigo foi assim, aprendi que para deixar as novas gerações se desenvolverem, as velhas voltam ao mar e se vão nas ondas.

Ganhei uma ancestral esse ano... e dói. Me doeu ver minha avó ruim... e me doeu ter que tomar decisões que só gente grande toma. É... talvez Hades ande bem perto de Saturno (o planeta)...

E chove. O céu pranteia. Por mais que entendamos os ciclos da vida, como seres humanos parece inexorável termos de lidar com o luto e com as perdas e com tristeza de dizer adeus... ou até mais tarde.

Humanos... hunft... precisam tanto do físico... do abraço, do carinho...

E chove! Porque agora é quase verão... e porque as sementes precisam sair de dentro da Terra... Porque o raio de Zeus, levado pelo sentimento de Afrodite, pelo calor que Ela alimenta toma os seres... e nos fertilizamos. De ideias, de planos, de beleza...

É época de finados... e talvez o melhor dos mundos sejam mesmo as festas de Halloween!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Alguns pensamentos sobre a IBWB

Oi, pessoas.


Eu estou escrevendo esse pedaço de opinião pq eu me peguei pensando sobre isso, e acredito que é importante externar o que a gente pensa pelo menos, no meu caso, para organizar meus pensamentos. Pq, sinceramente, eu não sei mt bem como pensar sobre isso.


Na Mystic Fair, semana passada, recebi o convite de conhecer e talvez, me filiar à IBWB (Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil). Logo depois, eu recebi um mail de uma amiga que está trabalhando, junto com outros grupos, numa articulação para a representatividade dos grupos druídicos do Brasil, falando sobre isso... e depois, eu vi uma discussão no Facebook sobre isso... e fiquei muito pensando, sabem?


Primeiro de tudo, eu sei que é tudo muito prematuro, no sentido de que a ideia foi lançada a público há duas semanas, mais ou menos, então difícil falar assim de prima. Então, eu fiquei pensando no conceito da coisa, de que é preciso uma assembleia, uma junção oficial de pagãos para serem reconhecidos legalmente pelo Estado, uma vez que existe uma lei que garante isso...

E por fim, fiquei pensando se eu gostaria dessa representatividade e se ela seria necessária...


Minhas conclusões, por enquanto: eu, pessoalmente, não sinto que precisamos de uma instituição para isso... para representar a Wicca, por exemplo, temos a ABRAWICCA que me parece muito bem obrigada... Pensando na Bruxaria Italiana, bem... eu não sei se penso nisso... mesmo pq as coisas acontecem como tem de acontecer, dentro dos espaços e quem precisa, vai ganhando espaço... Eu sei que a Sarah segue por um pensamento parecido... Acreditamos em instuições, claro, ajudamos que pede a nossa cooperação, mas não seríamos cabeça de nada, ou elders de um conselho de Bruxaria Italiana, por exemplo.


Sei lá. Eu não sou uma pessoa de militar por muitas ideias. Mas eu tenho convicções claras sobre vários assuntos. E tenho um sentimento muito leve em relação à espiritualidade e sinto que ela nos permeia em todos os nossos momentos, seja em reunião com outros pagãos, seja na convivência com os outros, no respeito que temos que ter... que vai desde não jogar lixo no chão a respeitar as regras mínimas de convivência de um condomínio, por exemplo. Até apoiar um candidato que efetivamente trabalha por aquilo que vc julga importante - no meu caso, causas animais.


Porém, acho legítimo poder, para quem busca, ter um reconhecimento, uma legitimação mesmo dos poderes públicos...


Talvez seja uma boa ideia e tomara que tome forma e que vá pra frente de forma decente, coesa e transparente. Afinal de contas, pode representar oficialmente, mesmo que não façamos parte, a nossa espiritualidade e para alguns, sua religião.



Para quem quiser conhecer a proposta: http://www.ibwb.com.br/

Convites!!

Olá, pessoas!

Quero fazer vários convites para uma porção de coisas legais... algumas relacionadas com tarot e, outras, à Bruxaria Italiana =)

Dia 7 de novembro, Sarah e eu vamos palestrar no I Festival de Paganismo, Magia e Cultura Grega. Vai ser no espaço Faces da Lua, na Vila Mariana, em São Paulo.
Pietra fala sobre o Oráculo de Delfos e suas vozes e a Sarah fala sobre as práticas de Reconstrucionismo Helênico.

Para mais informações: http://www.tradicaoeleusiana.com.br/festival/


Dia 27 de novembro, às 14hs, vai ter o encontro Chá de Tarot. Vai ser um encontro na Casa de Bruxa onde vamos conversar sobre Significantes nas leituras, levar nossos baralhos para tomar um ar e pensar e discutir tudo que é coisa de tarot.

Dia 3 de dezembro, às 20hs, uma palestra sobre Bruxaria Italiana e um desenho sobre seus caminhos, crenças e como a strega leva seu ofício dentro de uma espiritualidade responsável.

Dia 10 de dezembro, às 20hs, tem o encontro do Grupo de Estudos de Tarot da Casa de Bruxa, em Santo André, SP.
Vai ser um encontro para quem tem curiosidade ou quer aprender mais ou já sabe e quer compatilhar experiências se encontrar e praticar o exercício da tirada da lunação.

Para os três últimos, mais informações no site da Casa de Bruxa: http://www.casadebruxa.com.br/

Espero vcs por lá e precisando, querendo, podem me escrever: dichiaroluna@gmail.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tchau!

Escrevo para avisar aos leitores que estou me desligando do blog Stregheria Pratica.

O barco continua sendo tocado pelas streghe Filhote de Lua e Pietra.

Deixo meu muito obrigada para as pessoas que me acompanharam por todos esses anos.

Continuarei mantendo outros projetos e todos estão mais do que convidados a prestigiá-los. Podem ficar ligados no meu blog pessoal, o Cerealia, para saber o que está rolando.

Beijos!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Leitura de Primavera, o layout


Layout:

3. Nascimento

2. Fertilização 4. Equilíbrio

1. Semente

1. Semente: o que plantamos durante o Inverno que foi acolhido dentro da Terra e maturado dentro de um útero imenso e inconsciente e passa a ganhar forma a partir do momento que os raios de Sol começam a tocar a Terra e as chuvas que a alimentam.

2. Fertilização: Ação que tomamos conscientemente para que a semente, quando brota, continue a crescer. Cuidados para que a planta se torne saudável e frutífera.

3. Nascimento: os frutos dessa planta que se cultua. Que resultado obtemos depois de um equinócio de cuidado, para o amadurecimento e crescimento do Verão. O nascimento é a semente do Verão.

4. Equilíbrio: conselhos para manter a harmonia entre dias e noites, temperaturas, chuvas durante o Equinócio.

A Primavera é um momento de equilíbrio de pólos. Quando os dias e as noites se tornam iguais e as temperaturas caem de noite e de manhã cedo, e se mantém agradáveis durante o dia. Primavera é um respiro de chuva, que faz com que as pessoas e os seres e as energias se revitalizem.

Refletindo sobre os símbolos e significados da Primavera e o ciclos que a paisagem passa nesse momento, pensei em algumas cartas que podem ser as portadoras dessas mensagens.

Joanna P. Colbert faz um proposta de leitura para a chegada do Outuno no hemisfério norte e assim, um layout de Colheita. A proposta, inclusive, de uma leitura com cartas deliberadamente encontradas é muito interessante. Trata-se de um processo. De uma investigação, que a própria Joanna acaba por determinar as cartas que ela gostaria que estivessem em suas posições para um melhor aproveitamento desses significados.


Desta proposta nasceu a leitura de Primavera. Então com a reflexão sobre 32 arcanos, deliberadamente, podemos pensar em nosso processo de equinócio.

sábado, 2 de outubro de 2010

Temas de Primavera - cortes


Para os temas de Primavera, vem a última parte antes da leitura... as cartas de corte. E escolhi 4:

- Rainha de Copas: mãe da água, senhora dos sentimentos, daquilo que desperta na primavera, o conviver. Amar.

- Cavaleiro de Espadas: busca pelos novos projetos... novas ideias e novos significados.

- Pagem de Ouros: aprender com o que nasce da terra - a inocência e o frescor daquilo que é jovem.

- Pagem de Espadas: mensagem do ar, leveza do ar e da comunicação.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Temas de Primavera - Ases


Continuando o estudo e a escolha de arcanos para a tirada de Primavera, vem todos os ases.

Eu acredito que a força de início, o nascimento dentro de cada plano: físico, material, mental e emocional que cada um desses arcanos preconiza nos fala muito da Primavera e do começo dela.


Ás de espadas: nascimento da borboleta e da disceminação de pensamentos... troca de ideias. Nascimento de conversas.
Ás de copas: nascimento do salmão e de uma tragetória que fala de conhecimento e de ancestralidade... a brota de sentimentos e de emoções.
Ás de ouros: nascimento do gamo e de tudo que nos equilibra na terra (4 patas). Começar a caminhar com projetos e com uma vida a ser cuidada.
Ás de paus: nascimento da serpente. Começo do que vibra na terra, da manifestação da nossa criatividade. Brota de projetos e buscas.