sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Conversas entre streghe e tarólogos


Esses dias eu postei uma conversinha no Chá de Tarot, pensando em duas coisas: primeira, como podemos usar os símbolos do tarot como um ponto centralizador de magia e como podemos ter o melhor dos mundos em nossos ofícios: de bruxa e de oráculo. A ideia da conversa era: qual arcano de tarot poderia nos defender do mal olhado?

Vieram muitas respostas interessantes que eu gostaria de dividir.

Primeiro de tudo, eu vou comentar o que eu pensei. Eu acho que uma boa defesa com o mau olhado poderia ser o Sol ou A Justiça. O primeiro porque eu acho que ele deixa tudo aparecer e que "queima" as más intensões e mostra quem quer fazer o mal. O segundo porque coloca as coisas em seu devido lugar, mandando o mal para seu lugar e mantendo a espada empunhada, caso seja necessário. Também acredito que, muitas vezes, que a Justiça seja um bom passo de cura, porque conhece a Ordem Natural das coisas e ajudam a pensar como proceder. E se Themis, a Ordem Natural, ensinou aos homens como cultuar aos Deuses corretamente, também pode ajudar a pensar como fazer ritos de cura apropriados.

Porém, muitas respostas interessantes surgiram:
- O Mundo, por ser uma carta radiante.
- O Diabo, por ser no tarot Mitológico, Pan e com ele as coisas se desfazem ou se assustam.
- A Lua, por estar conectada com o lado mais escuro, mais misterioso da coisa - e se pensarmos nas deidades do Mitológico, estamos falando da Deusa Trívia.
- A Sacerdotisa, pelo seu grande potencial mágico.
- ÁS de espadas, pela força do metal que aponta para o mal. Inclusive, o Leo Chioda recomendou o uso dessa carta na carteira para manter o mal afastado.
- A Imperatriz, pelo seu potencial criador e que afasta a secura do olho ruim.
- O Mago, por enganar quem tem más intenções.
Adorei todas as ideias... E se vc tem alguma que não apareceu aqui, por favor, nos conte =)
Agradecimentos a Cássia, Leo, Cynthia, Emanuel, Bruno e Alan.

Imagem: Justiça, do Victorian Romantic Tarot http://www.victorianromantic.com/Wands.htm

2 comentários:

([säm]) disse...

Achei a idéia de usar O Sol muito interessante, pois ele clareia todos os caminhos e tudo vê, porém não pode ser visto (não sem causar danos aos olhos).

A Força também seria uma carta interessante, para desenvolver o poder pessoal e se cobrir com a energia do leão.

Amei esse Victorian Romantic Tarot!!!

Gemini disse...

A Temperança seria uma boa também, na maioria dos tarôs clássicos é representada como um anjo, e está manipulando duas jarras, transformando o conteúdo das duas para criar uma harmonia. Um anjo da guarda que transforma energia negativa em positiva.