sábado, 22 de janeiro de 2011

Tarot e ancestralidade italiana

Esta é só a introdução de um tanto que eu quero escrever. O que eu posso dizer é que eu tive uma iluminação. Não de coisas que me foram reveladas, que eu não soubesse... Mas sabe quando você passa a prestar atenção em uma coisa? Então... é isso... literalmente, caiu a ficha.

Para o evento de tarot que eu estou organizando com o Edu Scarfon, a Confraria Brasileira de Tarot, estou lendo bastante sobre história do tarot... queremos fazer um mural de informações úteis e fidedignas sobre o tarot e sua trajetória entre a humanidade.

Para essa pesquisa, estou me enfiando no livro "The Tarot: History, Symbolism and Divination" do Robert Place. O mesmo que fez o Alchemical Tarot - um deck incrível. E a pesquisa do Robert é de eventos históricos, a luz de historiadores do tarot... ou seja, vamos fugindo das ideias de tarot como um livro egípcio ou de origens ciganas etc e tal... e vamos caindo nas histórias e nos fazeres do Norte da Itália, da França e um tanto da Espanha... do nascimento das cartas, do papel, do jogo e posteriormente, do oráculo.

E a aí está a iluminação: o tarot tem origem no norte da Itália... No mesmo local de onde vem a minha família, a minha ancestralidade... É como uma junção de coisas...

Bom... essa é só uma introdução ao que eu pretendo explorar nos próximos postings.

Espero que todos estejam bem.
Pietra

2 comentários:

Jota Oliveira disse...

Essas sincronicidades são fantásticas. Experienciei várias nos últimos 3 anos. Como diz um amigo meu #followyourbliss

*Hera disse...

Tudo aquilo (as vezes por mais pequenas que sejam) que nos conecta com nossa origem sempre nos emocionam e nos respondem varias perguntas do tipo 'Ah, agora entendi pq faço isso ou aquili!'

Nao leio ingles, se nao adoraria ter este livro.
Espero vc dividir esses teus conhecimentos conosco ^^



Bjs Strega lombarda
(PS: Cara, nao deixe essa tua tradiçao se perde, PELOS DEUSES, è mto dificil na lombardia encontrar ainda tradiçoes antigas ainda vivas).