terça-feira, 3 de julho de 2007

Laverna 2


Laverna é a deusa romana dos ladrões, a que ouve as orações dos que roubam. A Porta Lavernalis (Portão de Laverna) na colina Aventina ganhou seu nome por conta da deusa, e ela tinha um altar naquelas imediações. Ela também tinha uma gruta sagrada na Via Saleria, uma famosa estrada romana que cruzava a "panturillha" da bota da Itália, começando em Roma, seguindo o rio Tiber, cruzando os montes Apeninos até o mar Adriático.

Orginalmente, Laverna era uma deusa do Mundo Inferior para os etruscos, ela se tornou a deusa dos ladrões porque os ladrões operam na escuridão. Seu nome pode derivar tanto de latere (observar para tirar vantagem) ou levare (aliviar - o peso das carteiras e do ouro) e levator (ladrão).

Furina, uma deusa posteriormente associada a Laverna, era originalmente uma antiga deusa etrusca dos ladrões, que reinava sobre a Terra e o escuro. Ela tinha um festival anual chamado Furinalia, sua sacerdotisa, e uma gruta ou templo em Janicullum, um vale do rio Tiber, na margem contrária a Via Saleria. Algumas vezes é confundida com as Fúrias (nome romano das gregas Erínias) pela similaridade dos nomes. Da mesma raíz de Furina, que significa ladrão, vem a palavra "furtivo".

Frase de Laverna: SHHH! Você não está me vendo!"



Fonte: http://www.thaliatook.com/AMGG/laverna.html

3 comentários:

Inês Barreto disse...

Pensei em outra frase Dela: "sorria e acene"... ;)

Iony disse...

TUDO!!Me deu vontade de reler Aradia, pq eu li não gostei e coloquei no fundo da gaveta.Se bem q agora eu penso de outra forma, Aradia parece um livro simples mas não é, ha q se conehcer mitologia e bem!Mas eu gostei da parte da etica, tem muito comigo, eu sou pessoa de uma palavra só, se eu falar q eu, é pq é!!Gostei dela, foi pesquisar mais sobre.Vcs são uma boa escola pra mim!!!Pena q vc vm sem as meninas...poxa....Mas fim do ano ta aí e eu faço o cminho de volta!!

Bjocas!

Unknown disse...

Inês: sorria e acene... IMPAGÁVEL!!

Iony: ai, querida... eu queria mt colocar as meninas na minha mala =) Mas veeeeeenha e será mais do que bem vinda!

Bjoka