segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bruxa indo para a cozinha

Se tivesse que escolher um personagem no qual eu quisesse me tornar, escolheria Vianne Rocher, a protagonista dos livros "Chocolate" e "Sapatinhos Vermelhos", da inglesa Joanne Harris.

Mas não é fácil ser Vianne. Ela é uma exímia cozinheira e consegue gerir chocolateries de sonho. Eu, no auge dos meus 22 anos, faço um brownie que sempre fica duro e só sei cozinhar arroz hiperbolizado.

Mas se Vesta e Ceres permitirem, isso será diferente. Porque Vianne, e tudo o que eu já aprendi com as mulheres da minha família, além da proximidade que eu tenho alimentado com meus vasos de temperos, me tem feito pensar muito na cozinha - e, principalmente, ir até ela.
Por isso eu não resisti à tentação de comprar "A Cozinha Mágia de Márcia Frazão", quando vi o livro numa promoção no supermercado da minha cidade. Paguei super barato. Mas como eu gosto muito do que os norte-americanos chamam de kitchen witchery (bruxaria de cozinha), não me arrependi do impulso.

Além de trazer o de praxe (propriedades das ervas, receitas, usos mágicos), Márcia conta como foi descobrindo seu gosto pela cozinha. Nos fala das mulheres que a ensinaram e que passaram por sua vida e por suas receitas. E isso me faz lembrar das coisas que as minhas próprias mulheres ensinaram, como o jeito certo de mexer a comida na panela, os truques para o bolo crescer e as receitas de bolinhos de carne.

Para quem gosta da arte de cozinhar, e acha que bruxaria é algo que a gente faz com panela, colher pau e liquidificador, fica aqui a minha dica.

Como aspirante à Vianne Rocher, não consigo mais ver bruxaria em rituais elaborados e formalidades do tipo. Eu prefiro deixar a bruxa trabalhar fazendo bolo de cenoura e chá de hortelã.

Aqui, um capítulo do livro, para degustação.

Para quem gostou, ou quer saber mais, acesse o blog da Márcia Frazão: O Fantasma de Chet Baker.

10 comentários:

Unknown disse...

Tem horas que eu não sei se a Bruxaria nos inspira a cozinhar... ou o cozer nos inspirar a ser bruxa...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Nolêto disse...

Eu tenho o livro "A cozinha da Bruxa", de Márcia Frazão. É um ótimo livro, mas na cozinha... só quem gosta da comida que eu faço sou eu mesmo (por que será?!!!!...kkk).
O melhor dos livros da Márcia é que ela nos mostra que a magia está em tudo, e que a prática da bruxaria está presente em atos simples como cozinhar, cultivar uma erva e mentalizar uma paisagem.

Unknown disse...

Se magia é transformar, tem lugar melhor que cozinha para transformar?

Green Womyn disse...

Eu lembro exatamente do dia em que comprei este livro. Estava em Perdizes, tinha almoçado sozinha e depois fui a uma livraria bonitinha, descolada, perto da PUC. No meio dos academicismos, achei este livro, que havia sido lançado há pouco. Adoooooro!

Também tenho aqui "A Panela de Afrodite", da mesma autora.

Green Womyn disse...

Olha só o que eu achei (rs): http://mulherverde.blogspot.com/2008/10/cozinha-mgica.html

Inês Barreto disse...

Que legal, Dani! Não me lembrava disso! :)

Anônimo disse...

cozinhar é parte importante da vida de um bruxo... pra mim sim,comida boa e bem feita é super legal...
adorei a parte do liquidificador! somos bruxos modernos , temos eletrodomesticos!
e a cozinha é parte da nossa vivencia do sagrado, trazer o que a mae gaia nos dá para dentro! nutrindo corpos e almas...
eu tenho uma panelinha de ferro... feinha de vida... mas eu a adoro! com ela e com a colher de pau fazemos brigadeiros e ate uns refogadinhos naturebas! rsrs
arrasou ines!
beijos

Olivia Frade Zambone disse...

Nossa, eu sempre gostei de cozinhar, mesmo qdo minha comida não era lá aquelas coisas. Acho q é de família, que ´so tem cozinheira. E sempre que falam de bruxaria e cozinha, eu lembro da minha mãe (que não é ligada à bruxaria) falando: cozinhar é como fazer alquimia...acho q é por isso que tem tanto bruxa q gosta de cozinhar.
Não tenho esse livro da Márcia, mas vou procurar. Sempre acho q ela tem uns insights muito legais pras questões bruxescas. Valeu pela dica!

Ametista disse...

Olá Pietra!

Vim te convidar a partilhar o selo: "Sou uma bruxa de cozinha" em seu blog.
Acessando o link abaixo, você fica sabendo como participar!

http://circulandomagia.blogspot.com/2011/06/eu-sou-uma-bruxa-de-cozinha.html

Beijos encantados.

Ametista