terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Caminhos diferentes, mas semelhantes


Hoje, olhando um blog, encontrei uma fotografia interessantíssima, de uma "limpia", uma limpeza espiritual, com ovo na água. Na fotografia dá para ver as coisas ruins que estavam na pessoa que passou pela limpeza. O blog é de uma curandera, uma benzedeira, do Texas. Acho que ela é cristã. E tem um bocadinho de magia latina, um bocadinho de hoodoo (que é a magia popular da américa do norte -um dia desses escrevo sobre isso), um bocadinho de catolicismo mágico. E enquanto eu olhava a fotografia do ovo usado na limpia, eu relembrei um momento ano passado onde eu participei de uma limpeza espiritual usando ovos, de um jeito bastante diverso, mas ao mesmo tempo, muito parecido com o que ela faz.

Acho interessantíssimo isso. Embora ela tenha um vivência totalmente diferente da minha, leio no blog dela sobre a construção de um altar aos ancestrais e o trabalho com estes. Sobre bençãos de coisas domésticas e fabricação de amuletos. E vejo como, tendo um caminho outro e uma experiência diferente, seguimos em paralelo, a curandera e a bruxa...

Tenho pensado muito nisso. Existe em mim a strega, que faz feitiços e magias e conversa com ancestrais para proteger a família, e a pagã, que trilha um caminho religioso fundamentado no helenismo. As coisas se mesclam em certos momentos, mas em outros, seguem separadas, e então percebo como toda a magia popular, seja da Itália, da China, da América Central ou do Norte, tem elementos que trabalham em sincronia, porque nossas motivações e preocupaçoes são as mesmas.

Deixo por aqui os links de dois posts (em inglês) do blog Curious Curandera, que motivaram este post:

O resultado de uma "limpia"
E a maneira como ela faz esse tipo de limpeza com ovos

8 comentários:

Green Womyn disse...

Filhote de Lua, obrigada por nos apresentar este belo blog e também por me fazer aprender sobre essa técnica, que eu não conhecia!

Inês Barreto disse...

Estou impressionada com o resultado do ovo!

Legal saber que tem gente tão parecida com a gente. Vou fuçar o blog dela!

Carol Carvalho (Carol Yara) disse...

Olha a Carol achando que seria a primeira a comentar... hehehehe

(Leigo engano)

Bom, eu devo dizer que limpeza com ovos é um negócio muuuuuuuito bacana e que dá muito resultado. Penso no ovo como um embrião mesmo. E esse estourar para uma vida nova, acho que é algo que a gente precisa mais vezes, do que só na hora do nascimento.

Enquanto o modo como o caminho da strega e o caminho pagão vão se costurando junto, eu verdadeiramente acho que é um processo de transcendência de nomenclaturas... pq que cura de verdade, como uma curandeira, sabe fazer feitiços como uma Bruxa... do mesmo modo, uma bruxa, sabe promover curas como ninguém.

De modo que, pagãos ou cristãos, stregas ou benedicárias, brasileiros ou não... o grande lance está no virar os olhos a Criação do Mundo e estrair dele a seiva fecunda que está disponível na natureza.

Palavras de uma Umbandista Strega!
rsss.

Luciana Onofre disse...

Essa prática é executada também na América do Sul, na Colômbia a realizamos.
Que legal ver que a indicação do blog rendeu este lindo post!

;)

Unknown disse...

O mais gostoso é dar um fim nos ovos depois... hehe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sempre leio vocês, estou aprendendo muito, mas só hoje quebrei a timidez e resolvi comentar. Esta é a terceira vez, nesta semana, que encontro referências à limpeza com ovos. Muito interessante, mesmo!

Fernando disse...

Hummmm........ quais são as práticas de limpeza com ovos? Eu conheço uma que o ovo é colocado dentro de um copo com água, geralmente na porta principal (é mais comum isso com o carvão); conheço tbm de limpeza que passa determinados números de ovos na pessoa de cima p baixo e depois deposita os ovos num encruzo dentro de alguidar (ou pode quebrá-los tbm)...