domingo, 18 de janeiro de 2009

Na palestra de ontem...


Aconteceu uma coisa muito interessante... que já havia me acontecido antes, mas que eu pude, dessa vez, me defender, defender meu ponto e saber que OK quando as pessoas pensam diferente, sem exasperação.

Antes de contar o acontecido mesmo, eu quero expressar minha alegria com as "caravanas" que vieram até mim ontem. Pessoas de Santos e Sorocaba vieram para me ver e me ouvir. Achei bonito e fez a palestra ficar ainda mais cuidada e rica, pois houveram perguntas e ponderações diferentes. Obrigada, aos presentes!

Bom, agora, senta que lá vem a história.

Estavamos já terminando a palestra e o tema foram os caminhos da Bruxaria Italiana que, a despeito de podermos fazer poucas generalizações, podemos pensar em 3 grandes "caminhos": Stregheria e a proposta do Raven Grimassi; Stregoneria, e as práticas tradicionais, que é o nosso caso aqui no blog; e a Benedicária, e as streghe que lidam com suas tradições dentro do catolicismo. E muito conversamos sobre isso, e santos e a beleza de algumas imagens sacras e como isso embeleza nossas casas, oratórios e ritos. Quando, uma pessoa que já estava deitado no meio da sala, vira e pergunta:
- O que as bruxas pensam de Deus?
- Qual Deus?, perguntei eu.
- O único Deus, o Criador do Universo, respondeu ele.
- Bem, eu disse, eu etendo o que vc está dizendo, embora como politeísta, eu não enxergue as coisas assim. Nós, bruxas, pensamos que, se vc é um bom cristão é ótimo que se creia em Deus. E que essa é uma deidade muito grande, muito importante. Mas para gente como ele (apontando para o Jota, amigo meu) e eu, o Universo começou com o Caos e daí, Gaia e Urano, e por ai vai.
- Então, são diferentes culturas?, perguntou a pessoa.
- Sim, cada cultura e tempo histórico, traz um sistema de crenças para um povo, eu coloquei.

Ai, veio a parte X, porque até aqui a coisa até que vinha bem. Ele disse:
- Sabe, eu sou cabalista e acredito que Deus e a igreja católica que organizaram o mundo e homens para sua melhor civilidade.
E ai eu disse:
- Se vc é um bom cristão, ok... mas acho que as culturas tiveram seus momentos regulatórios, vide Maomé e os povos árabes.
A resposta foi:
- Eu penso que os cabalistas e os cristãos estão aqui (menção com a mão para cima) e as bruxas, estão aqui (menção com a mão para baixo).

Foi quando eu me muni de todo o bom estado de espírito e disse:
- É mesmo? Que bom, um dia a gente chega lá. Agora, olha esse cristal. É um cristal em sua essência... não muda, mas tem pontas diferentes. Qual ponta vc está olhando? Nossa cultura, nossos Deuses e nossa crença são importantes e bem feitos e mais: a cabala não quer dizer nada pra mim. Simples assim.

Bom, fim da história, a pessoa saiu, foi embora e não disse adeus a ninguém. Eu terminei calma, mas pensando em como as pessoas ainda tem um pensamentos autocentrado. Azar...

Meus Deuses e Ancestrais sorriem e seguimos em festa e devoção.

Um comentário:

Green Womyn disse...

Uma libriana de classe, com certeza!