sexta-feira, 26 de março de 2010

Dica de leitura 3

A dica de hoje não é um artigo, mas um livro inteiro.

Eu estou lendo "Bruxaria e História", do Carlos Roberto F. Nogueira. Ele é professor da Universidade de São Paulo e responsável pela cadeira de História Medieval do curso de História.

Sua obra é muito interessante. Ele conceitua bruxaria e feitiçaria, fala da sobrevivência de alguns restícios pagãos na cultura e no folclore e ainda passa rapidamente pelos autores que lançaram as bases do que seria o neopaganismo e nascimento da Wicca no século XX - mas não de um jeito com o qual estamos acostumados, já que ele critica as teses de Margaret Murray e de ocultistas do século XIX. O que, aliás, é um excelente ponto de vista para nos fazer pensar.

O principal foco da obra, porém, é a análise sobre o fenômeno da perseguição às bruxas, outro tópico muito interessante. Ele aborda, principalmente, o fato da maioria das vítimas da Inquisição serem mulheres, e dedica um capítulo aos estudos e alegações de que as bruxas seriam pessoas com problemas psiquiátricos.

Não achei o livro no Google Books, mas consegui uma resenha do blog "Leitura Obrigahistória". Cliquem aqui para ler.


Para quem quiser enviar sugestões de textos, artigos, posts de blog e livros para a sessão Dica de Leitura, deixe um comentário ou escreva para inesbarreto@gmail.com. Estou esperando as contribuições de vocês! :)

5 comentários:

Max Freitas disse...

Taí uma boa dica msm! nem consigo dizer quantas vezes meus olhos já passaram por esse livro e eu nunca nem foliei até o seu comentario no post sobre Hécate.. assim que eu tive oportunidade eu dei uma olhada no livro...ainda não comprei mas to pretendendo.. assim que o salário sair hehehehehe

Sarah Helena disse...

opa, vou por na minha lista =)

Unknown disse...

Compre, porque vale a pena.
Primeiro, porque ele acaba com uma visão romantica e um tanto boba tanto da Bruxaria quanto do Paganismo.

Segundo, porque o rigor científico nos ajuda a pensar com mais clareza aquilo que para nós é fé e prática.

Green Womyn disse...

Fiquei louca de vontade de ler esse capítulo sobre as mulheres... É muito grande?

Josi disse...

Ótima recomendação!
Já li e me foi muito útil na escrita de minha monografia.
Ah... Sou nova por aqui, mas estou adorando seu blog!