A revista História Viva lançou três edições especiais sobre mitologia: Zeus, Apolo e Afrodite. Está no prelo o quarto volume, sobre Baco. Estamos na torcida para que a editora lance uma para cada olimpiano. A média de preço de cada uma é R$14,00, e podem ser comprados pelo site da editora Duetto.
Ainda não li a edição sobre Afrodite, mas ficam aqui meus comentários sobre as duas primeiras:
A edição sobre Zeus vai bem até a parte em que Hera entra na jogada. Infelizmente, os editores optaram por deixar a visão de "mulher traída" que a maioria das pessoas tem dela, em vez de dar uma abordagem diferente do mito e mostrar que essa visão cristã e moralista não se aplica em alguns casos. Mas, no resto, a revista é muito boa. Além das lindas imagens, o historiador responsável pelo texto dá uma ótima visão da função de Zeus como o deus que organiza o mundo e comanda a família divina. Traz, também, contextualizações históricas e um resumo dos mitos envolvendo as amantes mais famosas do Pater.
Na versão sobre o Apolo o deslize vem na hora de classificá-lo como "o ciumento deus da música", mas no restante é muito bem feita. Aqui tiveram a ousadia de colocar alguns epítetos, as qualidades do deus que quase ninguém aborda. As imagens não ficam atrás da edição anterior. Um outro ponto forte é a abordagem sobre o mito de nascimento do deus, com várias imagens de sua mãe, Leto, uma deusa quase sempre deixada de lado pela maioria das fontes sobre mitologia.
2 comentários:
A despeito dos depespeitos, e nada no mundo é do jeito que a gente quer, eu gostei mt da edição sobre Apollo.
As imagens são lindas e acaba-se tb abordando alguns de seus epítetos. Talvez não os mais significativos, mas é importante para conhecer.
Ah, eu estou louca pra comprar o volume de Afrodite!!! Tomara que saia o de Baco logo também!
Postar um comentário