terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Encontro de Bruxos Fluminenses, dez'08


Mais algumas das minhas aventuras no Rio.


Eu fui ver meus amigos fluminenses... mas a desculpa que eu dei foi dar uma palestra no Encontro de Bruxos Fluminenses. Esse encontro é organizado pela minha amiga Luna que, todo mês, leva diferentes pessoas para falar de suas vivências, experiências, conhecimentos e afins no meio pagão. Mas, no meu caso, eu preciso dizer: foi muito mais!!


O último encontro do ano teria 3 convidados: eu, o Mikka e sua família, um povo cigano incrível, da antiga comunidade Bruxaria Italiana, e o Alex Figueiredo, do Colégio Druídico do Brasil.


A chuva, porém, acabou afastando a maioria das pessoas, inclusive o colega Alex. Então, numa tarde de chuva em Niterói, nos sentamos no coreto, em 7 amigos, uns novos outros bem conhecidos, e conversamos. Falamos sobre o que conhecemos. E, por mim, eu preciso dizer: aprendi uma barbaridade.


Falamos de responsabilidade ao abrir um oráculo; de boa cozinha para os Deuses e como nossa dedicação vai muito além de fazer o ritual, mas das noites que limpamos nossa casa, que nos preparamos, que varremos, limpamos, abrimos e fechamos e colocamos a vontade da festividade, da celebração em nossos corações. Da preparação do cardápio ao passar da toalha da mesa.


Aprendi um montão sobre frutas na magia cigana, mas o que mais me marcou foi que "abacaxi é um abacaxi". Espinhos, muitos espinhos... não é bom colocar na mesa.


Por fim, aprendi que boa-vontade com o mundo que nos cerca fazemos bons amigos, e nem vemos os narizinhos tortos a nossa volta.


Foi um encontro maravilhoso. Perfeito para fechar o ano.


E para quem quiser saber mais, visite: http://encontrodebruxos.multiply.com/

Um comentário:

Green Womyn disse...

Eu nasci em Niterói! Viva Niterói!!!!!!!! :-)))))