sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Melhores momentos da Lista - Ervas

Continuando a série que a Pietra começou, dos melhores momentos da nossa lista do Yahoo, coloco aqui uma mensagem muito legal enviada pela nossa querida Trio Cesarini, sobre a regência astrológica certa para tratar alguns tipos de planta.

Ela retirou de um exemplar da revista Cláudia.

"Quando a lua está em:

Peixes, Câncer e Escorpião: estimula a atividade da planta na área das folhas. É um período propício ao plantio de várias espécies de folhagens, como samambaias, avencas, esplênio, chifre-de-veado, renda-portuguesa, antúrio, cheflera, dracena. Nas hortas, alface, couve, espinafre e agrião.

Carneiro, Leão e Sagitário: beneficia o desenvolvimento dos frutos e das sementes, favorecendo, no jardim, as flores propagadas por sementes. É uma época adequada para flores como prímula, crisântemo, cinerária, gerânio, jasmim-rosado, camélia. No plantio em hortas, é ideal para tomate, abobrinha, pepino, morango.

Touro, Virgem e Capricórnio: favorece o desenvolvimento das raízes, tubérculos, bulbos e.caules subterrâneos. Para florir no seu jardim às espécies são lírios, jacintos, angélicas, gloxínias, ciclâmico (tubérculos); agapanto, copo-de-leite, cana-índica (rizomas). Na horta: cebola (bulbo), batata, batata-doce, mandioquinha (tubérculo), cenoura, mandioca (raiz).

Gêmeos, Balança e Aquário: propicia o florescimento de seu jardim como nunca, pois é tempo de floração. Isto vale também para as flores que perfumam e as plantas odoríferas. No jardim, rosa, jasmim, jasmim-de-cera, gardênia, gerânio-perfumado, cacho-de-estrelas, dama da noite .Na horta, hortelã, tomilho, manjericão, manjerona, orégão, salsa, alecrim, sálvia.
Apesar das diferenças, existe um ponto em comum entre os vários grupos de constelações, cada um deles está relacionado, por tradições milenares, aos quatro elementos primordiais, terra, fogo, ar e água.

Coincidentemente, as três constelações que favorecem as raízes são associadas ao elemento terra; as que são benéficas ao caule e às folhas, ligados à circulação da seiva, pertencem ao elemento água; as constelações que favorecem as flores são relacionadas ao ar ou à luz; e os frutos e sementes ao fogo ou calor."

Um comentário:

Green Womyn disse...

Eu gosto muito deste site aqui:

http://www.gardeningbythemoon.com/phases.html

Mas também adoro usar o livro "O Momento Certo".