terça-feira, 30 de setembro de 2008

Série: o bom da lista do Yahoo!

Inês e eu pensamos que seria interessante dividir aqui no blog algumas conversas interessantes da lista de discussão do blog.

Então, eu fiz a MINHA primeira escolha. Umas perguntas que a Carol Yara fez há poucos dias na lista e que a Inês deu umas respostas muito em cima da pinta =)

A mensagem da Carol:
carolina_carvalho@> escreveu :
Queridas amigos e amados companheiros de Stregheria. Abro esse debate novo que provavelmente já não é novocoisíssima nenhuma, hahaha. Mas para mim é! Ainda me considero "bichete" em nossas práticas e, como "café-com-leite" acho que mereço uma colher de chá para resgatar um tema "mais do mesmos" assuntos de sempre.

A resposta da Inês:
*Paganismo e bruxaria é a mesma coisa?
*Não. Não são.

*Como distingüimos uma coisa da outra?
*Paganismo é o culto as divindades naturais pré-cristãs. Bruxariaé a prática de magia com elementos naturais. Infelizmente, é comum usar as duas palavras como sinônimos, mas o conceito é diferente.

*Existe bruxaria sem paganismo e vice-versa?
* Sim! Existem muitas mulheres e homens por aí que usam ervas, poções, benzimentos e outras coisas para curar ou conseguir coisas - ou seja, fazer magia com elementos naturais - e que não cultuam divindades pagãs. Como há pagãos que não fazem magia. As práticas podem ser atreladas, mas não é uma regra. O problema é que o povo comprou um discurso "wiccanizado", mal acabado e de fundamentação histórica duvidosa de que bruxaria e paganismo são a mesma coisa e derivam de um culto ancestral a uma deusa da fertilidade. Em consequência, as pessoas acham que para você ser bruxo tem que ser pagão e cultuar uma Deusa Mãe. Isso não é verdade. Nem todo pagão cultua uma única divindade feminina, como nem todos fazem magia.

*Assim como bruxos não pagãos ou pagãos não bruxos??
*O melhor exemplo de bruxos não pagãos são as benzedeiras. Ou pessoas como a minha mãe, que tem toda uma prática de magia e cartomancia e não cultua divindade nenhuma (só santo Antônio). Os reconstrucionistas helênicos são um exemplo de pagãos não bruxos, porque eles seguem as coisas bem certinhas da religião da Grécia Antiga e lá a magia era algo proibido e marginal.

*E as nomeclaturas? Bruxaria, feitiçaria, magia... é tudo a mesmacoisa ou tem diferenças??
* O Carlos Alberto Nogueira, professor da USP da cadeira de História Medieval, tem umas definições boas pra bruxaria e feitiçaria.
Pra ele, a bruxaria é uma prática rural coletiva, de atos para se garantira fertilidade. Muitas vezes ela tem um escopo religioso por trás, não necessariamente pagão.
A feitiçaria é uma prática de magia urbana e que não tem nenhuma relação com religião ou religiosidade. Sabe aquele lance "trago seu amor devolta em sete dias"? Então, essas seriam as feiticeiras...
Magia é, como diz o Aleister Crowley, a arte de fazer transformações de acordo com a vontade. Bruxaria é um sistema de magia. Há vários outros, como os sistemas usados pela Rosa-Cruz, ou pelo pessoal da Alta Magia. Como eu disse, acho as benzedeiras "um must" em matéria de bruxaria não-pagã. Elas sabem usar ervas, curar ou fazer adoecer, e para isso usam os santos e os anjos.
Na Sicília, tem uma tradição bem similar chamada de Benedicaria. É magia cristã, baseada em elementos naturais, mas que não tem nenhuma relação com os deuses pagãos. Eu comecei a me tocar de todas essas diferenças depois que li "Stregheria e Magia Vernacular: Uma Comparação" (Stregheria and VernacularMagic: A Comparision) da antropóloga Sabina Magliocco. Tem nos arquivos da lista e na parte da Pietra no Tribos de Gaia (www.tribosdegaia.org). Eu recomento 100% pra quem já tem uma noção de stregheria e bruxaria tradicional e quer se aprofundar.
Fora que eu quero ser que nem a profª Magliocco quando eu crescere largar o jornalismo!!! rs

Expliquei direito? Eu sou meio cri-cri com esses conceitos, sabe?Realmente me irrita ver as pessoas usando paganismo, bruxaria e magia como sinônimos, quando são conceitos diferentes que podem ou não vir aliados.

Eu sei que fui super acadêmica, mas uso essas definições no meu dia-a-dia... tanto que eu sou muito pagã e pouco bruxa.
Beijos!!
Inês

5 comentários:

Tenda de Umbanda disse...

Primeiro o momento purpurina:
eeeeeeeeeeeeeeeeeeee....
Estou por aqui tb... :D
hahahahahaha
-----------------------------
Segundo... a real que nem sempre dá para postar na lista pq são muitos comentários ao mesmo tempo e aí a gente perde o fio da ninhada:

Nês, EU GOSTEI MUITO dos aspectos mais academicistas e acho que é isso mesmo. Lance as questões pq eu acho FUNDAMENTAL distinguir algumas coisas, por linguagem e por energia.

Empregar os conceitos certos e usar as nomenclaturas corretas é primordial na hora de vibrar essas coisas no astral e nessas, não dá pra gente negligenciar, sabe?

Agora... queria comentar tb os pontos que eu deixei passar na lista...

1) Vc disse:
"Paganismo é o culto as divindades naturais pré-cristãs"

Logo, por associação, Stregheria pode ser considerada também - além do culto a ancestralidade e ao exercício dentro dos laços de família - uma corrente, dentro do paganismo, que cultua as divindades naturais, pré-cristãs, da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma) e Balcânicas??? Que engloba as tradições antropológicas dessas regiões, desde os povos e as civilizações mais antigas até e Era Helênica??

2) Vc disse:
"Existem muitas mulheres e homens por aí que usam ervas, poções, benzimentos e outras coisas para curar ou conseguir coisas - ou seja, fazer magia com elementos naturais - e que não cultuam divindades pagãs"
Aqui só queria puxar sardinha pro meu lado: como os Umbandistas e praticantes de religiões afro-brasileiras aprendem, na relação com Caboclos e Pretos-velhos (eu aprendo muuuuito sobre isso!!) e, essencialmente, ou são Cristãos (como eu!) ou são, no limite, devoto nos Orixás (E aí tem Zambi, Oxalá, Olorum como os acimas Hierarquicamente)... Certo?

3) Vc disse:
"As práticas podem ser atreladas, mas não é uma regra". Na Stregheria... mesmo que não seja uma regra... mas pode ser "tendeciosamente" a ser entrelaçadas?

4) Vc disse:
"A feitiçaria é uma prática de magia urbana e que não tem nenhuma relação com religião ou religiosidade".
E eu reafirmo.. como a Pajelança dos Índios...

5) Vc disse:
"Magia é, como diz o Aleister Crowley, a arte de fazer transformações de acordo com a vontade. Bruxaria é um sistema de magia". E eu só tb faço coro: até um certo limite (meio estreito, mas sim) a Alquimia tb... :D

Beijocas "per le mie sorelle"
Saravá

Carol Yara

Filhote de Lua disse...

eu tbm quero ser igual a professora Maglioco quando eu crescer.

Inês Raven disse...

Carol, vou te responder pela lista, tá?
Aqui vai ficar mega grande!!!
beijo!

Green Womyn disse...

Inês e Pietra, este post ficou ótimo. Eu também já tive essa dúvida uma dia (nem faz tanto tempo assim - rs) e é legal ver que algumas pessoas explicam sem agredir, o que é comum nesses casos.

Muito didático, explicativo. Post nota 10. Parabéns!

Guilherme disse...

Excelente,
tem mais gente que enxerga Bruxaria vs Paganismo.

Abençoada seja...