segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Palestra: Pítia, a voz do oráculo


Este sábado foi mais um dia de palestras no Espaço Viver Alternativo. Como o tema da tarde era oráculos, eu resolvi, ao invés de falar sobre um oráculo ou uma divinação específica, resolvi falar sobre a Pítia, a Sibila e sua função como voz de Apollo.

Comecei falando um pouco sobre a história de Delfos, começando com o ser do Omphalos... de Gaia a Themis, até a tomada por Apollo, que Themis sabia que aconteceria, by the way.

Assim, vem a figura da Sibila, que com o corpo de mulher, representando a serpente, a terra e a materialidade, traz para nossa dimensão a sagrada voz dos Deuses.

A Sibila era uma das mulheres mais importantes da Grécia, e era quase uma "juíza" délfica.

O que me chamou muito a atenção, foi o interesse de quem estava na palestra sobre as palavras de Apollo dizendo que Sócrates fora o homem mais sábio da Grécia e que seu "Conhece-te a ti mesmo" ficou na entrada do templo. E como isso poderia se aplicar a cada um de nós, mortais que desejam saber mais de nós...

Conversamos sobre a função de Themis, a Ordem do Universo, de contar às pessoas como cultuar seus deuses... e como isso nos coloca mais e mais perto deles. Se acreditamos que somos abençoados pelos Deuses, quanto mais nos conhecermos e assim, nossa sentelha divina dentro de nós, mais saberemos Deles, e da Ordem do Universo. Saberemos quem somos e qual é o nosso lugar.

Mas para isso tb, nada em excesso! Foi uma tarde muito gostosa!

Nenhum comentário: