domingo, 8 de maio de 2011

Why Italians love to talk about food? Lomabardia

Continuando o passeio pela Itália através de sua cozinha, chegamos a minha amada Lombardia! De Mantua, no vale do rio Pó, minha famiglia, ou parte dela, o sobrenome que eu carrego, vem!

Ler o capítulo do livro Why Italians love to talk about food sobre a cozinha lombarda me fez encontrar coisas que: 1- eu amo! 2 - eu vi coisas que minha avó fazia em casa e todos gostavam. Confesso que me emocionei muito.

A capital da Lombardia é Milão e diz-se que lá as pessoas são como os paulistanos - não param e vivem stressados (e digo isso pq trabalho na capital e vejo o ritmo que as coisas se dão). Então, para os lombardos comidas que se possam apreciar com tempo e tradição.

Uma cultura comum na Lombardia é o arroz. E com ele, saem dos deliciosos risotti. Diferentes tipos de arroz, combinações possíveis... Além do arroz, a comida lombarda inclui lentilhas, que são conhecidas pelos dons mágicos de vida e morte; o pão de aveia que é comido no dia de São Jorge (morri) para garantir boas colheitas para a próxima estação; as frutas tradicionais são as maçãs, melões e as peras (de Mantova - morri2); lá também se comem rãs, salmão, truta, repollho em sopa, polenta, osso bucco... os queijos são o Bitto e a Gorgonzola.

E sabe o tal bife a milanesa que gostamos tanto aqui no Brasil? Sim, ele existe! Cotoletta alla milanese é originalmente um corte de vitela passada no ovo e, em seguida, em migalhas de pão. Ok, mudamos um pouco aqui no Brasil, mas eu acho impossível não amar e saber que a coisa toda pode ser uma oferenda aos meus ancestrais!!

Por fim, a comida lombarda é rica e deliciosa... e convido a quem quiser a experimentar uma das coisas que eu via sempre meu avô fazer - e, de cara, eu julgava estranho - e é delicioso: a sopa com vinho. No livro, Elena Kostioukovitch escreve:
"um caldo de vinho (bev'r in vin), inventado na cidade de Mantova, é servido algumas vezes como aperitivo (geralmente, o vinho colocado é o Lambrusco importado da adjacente Emilia Romagna). De acordo com o ritual, esse caldo de vinho era tomado antes do jantar, em frente a lareira." p. 58, tradução livre minha.

Eu estou aqui tomada em pensamentos e emoções de como muitas coisas que eu gosto vem de ancestralidade e como podemos compartilhar, em plano físico e espiritual, essa comida e comunidade absolutamente mágicas!

Pietra, a mantovana

Um comentário:

Luciana Onofre disse...

deu água na boca!!!!